• Dança 6
Menu
Coordenação
 
 
Instituições Participantes
 
 
 
Financiamento
 
 
 
Referência 
FBR_OC2_20
 
Prazo de execução
01.01.2023-31.12.2024
 
 
 
Equipa
Alfonso BenettiFrancisco MonteiroØyvind Brandtsegg, Trond Engum
 
 
  
Resumo 
Este projeto incide sobre o uso de abordagens tecnológicas inovadoras para problematizar a relação entre a criação artística e a interpretação no contexto da música de concerto ocidental. A iniciativa irá explorar possibilidades de modelação tímbrica moderna no contexto de repertório para piano, usando feedback e métodos de processamento adaptativos como modos de experimentação. As técnicas a serem implementadas incluem a análise de características sonoras a partir da execução em tempo real e o uso de sinais de controle expressivos extraídos para ajustar o processamento eletrónico.
 
As características expressivas a serem extraídas incluem amplitude, padrões rítmicos, nitidez tímbrica, e densidade espectral.Adicionalmente, o processamento inclui reverberação, técnicas de convolução, processamento granular, modelação espectral, congelamento e modificação temporal. Desta forma, serão criados novos produtos artísticos que advogam uma rutura com o paradigma contemporâneo de representação na música de concerto europeia. Assim, emerge uma nova ideia de autenticidade baseada numa perceção do passado através de meios contemporâneos inovadores: uma nova realidade é reconstruída de acordo com mecanismos de compreensão atuais onde, na prática, o original existe dentro de um contexto e espaço temporal específicos como parte do presente.
 
 
 
Palavras- chave
Criação artística; Interfaces tecnológicas; Piano; Experimentação; Performance musical