Estudantes de pós-graduação em Música do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) organizam o workshop "O Choro na teoria e na prática: aspetos históricos e performáticos de uma música instrumental afro-brasileira", dinamizado por Lucas de Campos Ramos, doutorando do INET-md. O evento terá lugar nos dias 25 de março, 1, 8 e 15 de abril, das 18h às 20h, na sala 21.1.24 do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

O workshop destina-se a instrumentistas interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre o Choro, um género musical afro-brasileiro predominantemente instrumental, frequentemente associado ao Jazz e ao Samba. Com uma forte tradição de improvisação e sofisticação harmónica, o Choro representa uma das expressões mais ricas da música brasileira. Durante os encontros, os participantes irão explorar a evolução histórica do género, as suas principais características estilísticas e técnicas, bem como a interpretação de repertórios emblemáticos. As sessões incluirão também a experimentação prática de recursos idiomáticos do Choro, ampliando as possibilidades expressivas dos instrumentistas em diferentes estilos musicais.
O seminário é aberto a toda a comunidade. No entanto, recomenda-se que os participantes tenham um nível intermédio ou avançado. Para as oficinas práticas, realizadas em todas as sessões, cada inscrito/a deverá trazer o seu próprio instrumento musical.
Os interessados devem inscrever-se aqui. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.
Sobre Lucas de Campos Ramos
Lucas de Campos é músico, arranjador, investigador e professor de música, com um percurso que liga Brasil e Portugal. Atualmente a viver em Aveiro, desenvolve um doutoramento em Etnomusicologia na Universidade de Aveiro, investigando a circulação da música de Angola para o Brasil. Licenciado e mestre em Música pela Universidade de Brasília, destacou-se na cena do Choro, sendo discípulo de Alencar 7 Cordas e atuando ativamente no circuito musical de Brasília nos anos 2000. Como pesquisador, colaborou com o IPHAN na instrumentalização do registo do Choro como Património Imaterial do Brasil.
Com uma vasta trajetória artística, realizou concertos e gravações ao lado de nomes como Hermeto Pascoal, Ivone Lara, Nei Lopes e Teresa Cristina. Entre os seus principais trabalhos discográficos estão Alencarinos (2013), A Velha Guarda do Choro de Brasília (2013) e Café Centro-Oeste (2015), onde também assumiu a direção musical. Em Portugal, integra os grupos Choro de Aveiro e LadoBê, além de colaborar com projetos como o Clube do Choro de Lisboa e a Orquestra Bamba Social.