• Dança 3
Menu
18.03.2025 | 15h00 | DeCA, Universidade de Aveiro | Auditório CCCI
 
 
Realizam-se no Auditório CCCI, Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro, a 18 de março de 2025, pelas 15h00, as provas do Programa Doutoral em Música do mestre Pedro Sanches Martins Lopes Baptista, com o tema 'A guitarra na música de Jorge Peixinho'. As provas serão precedidas por um recital, na mesma data e local, pelas 14h30.
 
 
Júri da tese de Doutoramento de Pedro Sanches Martins Lopes Baptista:
 
  • Presidente: Doutor João Paulo Davim Tavares da Silva, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro.
  • Doutora Monika Duarte Streitová, Professora Associada da Universidade de Évora.
  • Doutor Pedro João Agostinho Figueiredo Santander Rodrigues, Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro (Orientador).
  • Doutor José Paulo Torres Vaz de Carvalho, Professor Auxiliar Convidado Aposentado da Universidade de Aveiro
  • Doutor Nuno Miguel Peixoto de Pinho, Professor Adjunto Convidado do Instituto Politécnico do Porto
  • Doutora Maria João Reis e Sousa de Matos, Investigadora Integrada, CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical.

 

Orientação
 
Coordenação
 
 
A Guitarra na Música de Jorge Peixinho
 
 
Resumo
 
Jorge Peixinho (1940-1995) foi um compositor português que desempenhou um papel fulcral no movimento vanguardista em Portugal da segunda metade do século XX. Esta investigação incide sobre a sua música com guitarra. Foram identificadas 21 obras com guitarra compostas por Peixinho ao longo de 24 anos, entre 1971 e 1994. Através da consulta das fontes disponíveis sobre Peixinho e da realização de entrevistas a um conjunto de pessoas que privaram com o compositor, foram recolhidos dados referentes à estética e às práticas da sua contemporaneidade, nomeadamente no seio do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa. Com a recolha dos manuscritos de Peixinho e posterior análise e exploração na guitarra, foram identificadas características da sua escrita para este instrumento e desenvolvidas novas propostas performativas.
 
 
Palavras-chave
Jorge Peixinho; guitarra; notação musical; intertextualidade.