Eventos
Eventos | Falando sobre: Pedagogia do Piano em Portugal
Em formato de mesa redonda, o Labeamus - Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Músicas da Universidade de Aveiro (UA), do INET-md, promove o encontro “Falando sobre: Pedagogia do Piano em Portugal”. O evento decorre no dia 12 de fevereiro de 2025, às 14:30h, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA).
Trata-se de uma edição especial centrada na temática explorada durante o estágio de pós-doutoramento da investigadora Vania Camacho (Universidade Federal da Paraíba – Brasil) no INET-md, sob a supervisão do investigador Alfonso Benetti. A investigação incidiu na recolha e análise de documentos orais e escritos relacionados com o ensino superior de piano em Portugal, com o objetivo de identificar contextos, tendências e práticas contemporâneas associadas à pedagogia do instrumento no âmbito geográfico em estudo.
O trabalho destaca os resultados obtidos a partir de entrevistas realizadas com professores selecionados de um grupo de 23 docentes que atuam ou atuaram em instituições como a Universidades de Aveiro, Braga, Évora e os Institutos Politécnicos do Porto, Castelo Branco e Lisboa. A análise de dados possibilitou a construção de inúmeros diálogos interinstitucionais e intercontinentais sobre o ensino de piano em instituições de ensino superior, fornecendo um sólido corpo estrutural sobre procedimentos, ideologias e práticas associadas ao contexto Português.
Para dialogar com Vania Camacho, a mesa-redonda vai contar com a presença a dos investigadores do INET-md, Fausto Neves, Alfonso Benetti, Francisco Monteiro, Inês Lamela, e Paulo Oliveira (docente na UA).
Mais informações disponíveis nas redes sociais do Laboratório.