• Disco2
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro

Pianista, professor auxiliar convidado na Universidade de Aveiro. Comunicação a convite da "Conferência Mundial de Educação Artística"(Unesco/CCB 2006), para além de Performa (DECA 2007), "Gosto pela Música"(CESEM2012), ENIM2013, "Pontes Musicais"(Conservatório do Porto2012), RESEO (Barcelona 2003), Espaço T(Porto2003), Sociedade Portuguesa de Psicanálise(Porto2004), EPTA(2004/2006) e moderações em debates. Ciclo de 3 conferências"O Piano no Romantismo"(Casa da Música2010). Artigos, críticas e comentários musicais em diversos jornais, programas de concerto e revistas. Estudo, selecção, edição dos manuscritos de seu avô, Fausto Neves, com gravação dos CD's "Canções da Beira Mar"(Coro e Orquestra) e "Praia d'Espinho"(Canto e Piano), com textos para ambos booklets. Formou pianistas e professores de mérito na docência nos conservatórios de Sion e de Genève (Suíça), Academia e Escola Profissional de Música de Espinho, Conservatório de Música do Porto e ESMAE, onde foi director, membro de todos os órgãos da escola e organizador da 1ªavaliação externa europeia. Integrou a programação musical Porto2001, criou e dirigiu o Serviço Educativo da Casa da Música. Discípulo de Helena Costa, diplomado pelo Conservatório do Porto, estudou com Robert Weisz (Universidade Laval /Québec), Harry Datyner (Haute École de Musique de Genève – Prix de Virtuosité) e ainda Sequeira Costa, Jörg Demus, Moura Castro e Josef Palenicek. Concertos em Portugal, Europa, Brasil, Canadá. Gravações na RTP, RDP, TV Cultura (Brasil). CDs "Alla Danza", com violoncelista Gisela Neves, e "Live/IPP" com pianista Pedro Burmester e percussionistas Miguel Bernat e Manuel Campos. Dirige o Coro "Amigos da Música", preparou o Coro da Casa da Música (3ª sinfonia de Mahler). Laureado nos prémios "Varella Cid" e "Marcos Garin", semifinalista dos Concursos Internacionais "Maria Canals" e "Cidade do Porto", detentor do 1º Prémio "Cidade da Covilhã", entre outros. Júri habitual de concursos nacionais e internacionais, provas públicas para promoção e admissão de docentes. Masterclasses no país e estrangeiro.