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Provas de Doutoramento | José Daniel Telles dos Santos
16.12.2024 | 10h30 | Online
A 16 de dezembro de 2024, pelas 10h30, através de sessão zoom, decorrem as provas do Prova Doutoral em Música do Mestre José Daniel Telles dos Santos, que defenderá a sua dissertação com o título "Desenvolvendo a Voz Artística na Guitarra: Uma Abordagem Ecológica sobre Processos Criativos a partir da Corporalidade".
Júri das provas de doutoramento:
- Prof. Doutor José Carlos Esteves Duarte Pedro, Presidente do Júri (IT Universidade de Aveiro)
- Prof. Doutor Thiago Colombo de Freitas, (Universidade Federal de Pelota)
- Prof.ª Doutora Catarina Leite Domenici (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
- Prof.ª Doutora Elodie Bouny (Compositora e performer)
- Prof. Doutor José Paulo Torres Vaz de Carvalho ( Professor aposentado da Universidade de Aveiro)
- Prof. Doutor Gilvano Dalagna, Orientador (INET-md, Universidade de Aveiro)
Desenvolvendo a Voz Artística na Guitarra: Uma Abordagem Ecológica sobre Processos Criativos a partir da Corporalidade
O presente documento de tese relata um estudo sobre as potencialidades de processos criativos, arranjo e composição, no desenvolvimento de minha voz artística com a guitarra. O trabalho exploratório foi feito com base numa abordagem ecológica que privilegia o conhecimento corporizado e a corporalidade do músico em tais processos. Esta investigação tem por objetivo elaborar novas criações artísticas para guitarra desenvolvidas a partir de um conjunto de estratégias concebidas a partir de tal abordagem. Metodologicamente, o estudo está delineado em dois estágios: I-Criação e II-Difusão, cada qual, constituído por três fases: Planificação, Ação e Reflexão. A investigação revelou como resultados, inicialmente, a sistematização de um Conjunto de Estratégias Criativas, igualmente dispostas em três fases: Concepção Criativa; Ação Criativa e Reflexão Criativa. Tais estratégias, informaram e orientaram o desenvolvimento de novas obras para guitarra, resultado principal deste estudo. A intervenção artística resultante está composta por uma trilogia de arranjos e uma suíte original em quatro movimentos, num tota de sete peças para guitarra solo. Os arranjos ressignificaram na guitarra as canções: Manhã de Carnaval de Luiz Bonfá (1922-2001); Alfonsina y el Mar, de Ariel Ramírez (1921-2020); e No Rancho Fundo, de Ary Barroso (1903-1964). Por sua vez, a composição Suite Candombera (José Santos, 2021), está inspirada na cultura afro-americana do Candombe uruguaio, sendo constituída por quatro movimentos: I - Llamada y Cortejo; II - Templar de los tambores; III - Renascer del Fuego; e IV - Canto Ancestral y Final. Estas criações artísticas foram documentadas para serem aqui compartilhadas por meio de dois suportes de memória: as gravações audiovisuais das obras e as partituras do texto musical. Como perspectivas futuras, este estudo pretende colaborar com as discussões acerca da pertinência da adoção de processos criativos sob a perspectiva ecológica na formação artística dos músicos. Igualmente, ambiciona levar-nos a refletir sobre nossas responsabilidades como músicos e artistas, educadores e investigadores, especialmente no que tange ao papel crítico e ético que devemos ter em nossas sociedades, enquanto agentes de transformação.
Palavras-chave: Abordagem ecológica; Corporalidade musical; Processos criativos; Voz artística; Guitarra.
Orientação: Prof. Doutor Gilvano Dalagna (INET-md, Universidade de Aveiro)
Coorientação: Prof. Doutor Jorge Salgado Correia (INET-md, Universidade de Aveiro)