• Palco
Menu
SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, MÚSICA E TEATRO NA COMUNIDADE
 
 
16-10-2024 | 18h00-20h00 | Escola Superior de Educação, Politécnico do Porto | Salão de Música | Sala Zoom
 
Entrada livre, presencial e online:
 
Sala Zoom:  https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91358871116

 

 

 

 

 

Projeto Recriar-se – Ter Voz e Sonhar: Práticas artísticas com pessoas em situação de sem abrigo

 

António Ângelo Vasconcelos | INET-md/ESE-IPP
 
 

O projeto Recriar-se, iniciado em 2014 e desenvolvido no Centro Social de S. Francisco Xavier da Cáritas Diocesana de Setúbal, é um projeto de capacitação singular que pretende criar, através de sessões semanais de práticas artísticas (música, fotografia e artes visuais) uma oportunidade para adultos em situação de sem-abrigo serem sujeitos de transformação e de mudanças positivas nas suas vidas.

Partindo de um estudo desenvolvido e de um documentário, procura-se nesta intervenção dar a conhecer as principais estratégias participativas que contribuem para os processos de empoderamento, inserção social e bem-estar das pessoas em situação de sem abrigo e discutir algumas das implicações e desafios que se colocam aos músicos, aos professores e aos educadores musicais envolvidos neste tipo de projetos de intervenção artística e socio-musical problematizando os modos como as práticas artísticas e musicais poderão configurar-se como instrumentos de transformação e de reconfiguração identitária, social, educativa e cultural.

 

Palavras-chave: práticas artísticas, pessoas em situação de sem-abrigo, bem-estar, inclusão, mudança
 
António Ângelo Vasconcelos | Licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorado em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Membro integrado do CIPEM/INET-md, tem participado em encontros e congressos nacionais e internacionais e publicado nos domínios do ensino de música, da formação de professores, das práticas artísticas e criatividades e das políticas públicas. É Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Setúbal e co coordena o Mestrado em Educação, Práticas Artísticas e Inclusão.