• Batuque
SEMINÁRIO PERMANENTE EM CRIAÇÃO, PERFORMANCE E INVESTIGAÇÃO ARTÍSTICA

O Seminário Permanente do grupo de investigação Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md é um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, podem apresentar os seus trabalhos.

1-5.07.2024 | Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e GrETUA (Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro)

Evento público e presencial

Composição e Performance Musical com Novas Tecnologias: palestra-concerto e ensaio aberto

O Seminário Permanente do grupo de investigação Criação, Performance e Investigação Artística do INET-md (SemPer) convida o compositor, percussionista, investigador e docente universitário Cesar Traldi apresenta o projeto “Composição e Performance Musical com Novas Tecnologias” no DeCA, assim como um ensaio aberto no GrETUA. O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig e desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia, abrange a composição de obras para percussão que buscam novas relações entre a performance dos músicos, o som e o público. Os sons dos instrumentos são combinados com sons gravados e manipulados em estúdio, gerando diálogos sonoros e uma expansão da sonoridade instrumental. Os gestos físicos dos instrumentistas são utilizados para gerar informações visuais que criam novas conexões entre o âmbito sonoro e visual.

O ensaio aberto à comunidade UA propõe uma breve exposição performativa e comentada sobre os processos de elaboração e construção do concerto XilogravuraSonoras, com a participação do compositor Jônatas Manzolli e do percussionista e do doutorando Helvio Mendes. Finalmente, os resultados serão apresentados durante um concerto no GrETUA.

Programa:

1.07.2024 | 16h00 |  Auditório do DeCA
Palestra-concerto com Cesar Traldi

4.07.2024 | 17h00 | GrETUA
Ensaio aberto do concerto "XilogravuraSonoras" de Helvio Mendes com Jônatas Manzolli e Cesar Traldi

5.07.2024 | 18h30 | GrETUA
Concerto "XilogravuraSonoras" de Helvio Mendes com Jônatas Manzolli e Cesar Traldi

Sobre Cesar Traldi

Percussionista e compositor, é licenciado em percussão pela Universidade Estadual de Campinas, onde estudou com o Prof. Dr. Fernando Hashimoto. Posteriormente, sob a orientação do Prof. Dr. Jônatas Manzolli, realizou, na mesma instituição, a investigação de mestrado focada no estudo do processo interacional do intérprete com meios tecnológicos e a pesquisa de doutoramento sobre linguagem contemporânea para percussão e dispositivos eletrónicos em tempo real. Como solista, destaca-se a nível nacional através das suas atuações em algumas das principais orquestras do país, além de apresentações e recitais a solo em diversos estados brasileiros. Internacionalmente, realizou apresentações na Croácia, Eslovénia, Dinamarca, Estados Unidos, México, Portugal, Espanha e Cuba. Foi premiado em importantes concursos como Furnas Geração Musical, V Concurso Petrobras Pró Música para Jovens Solistas, CCLA de Música Instrumental para Jovens, finalista do programa Prelúdio (TV Cultura) e escolhido como destaque do I Festival Internacional de Música da Unicamp. É autor de mais de 100 composições interpretadas no Brasil e no estrangeiro. Teve obras selecionadas para serem apresentadas na XXIII (2019) e XXV (2023) Bienais de Música Brasileira Contemporânea da Fundação Nacional de Artes FUNARTE. Também  atuou na criação e direção de bandas sonoras de filmes e curtas-metragens, além da participação como músico convidado em residências artísticas, destacando-se a VI Temporal edição Goyaz, com provocação de Dudude Herrmann. Como investigador, já participou como orador em mesas-redondas de alguns dos principais encontros científicos do Brasil. Entre as suas publicações, encontram-se trabalhos sobre novas posturas interpretativas na performance de obras para instrumentos de percussão com interação com dispositivos tecnológicos em tempo real, trabalhos estes, já apresentados e publicados em França, Espanha, Portugal, além de inúmeros eventos nacionais. Atualmente, forma com o percussionista Cleber Campos, o Duo Paticumpá. É professor do Curso de Música, investigador do Núcleo de Música e Tecnologia e orientador no Programa de Pós-graduação (Mestrado) da Universidade Federal de Uberlândia, onde coordena o projeto de investigação Composição e Performance Musical com Novas Tecnologias financiado pela Fapemig. Atua também como colaborador do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro (Portugal) e é o atual presidente da Associação Brasileira de Performance Musical - ABRAPEM.

Cesar.png