20.06.2024 | 14h30 | Sala do Senado | Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro

Realizam-se na Sala do Senado, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro, a 20 de junho de 2024, pelas 14h30, as provas do Programa Doutoral em Música, de António José de Carvalho Pereira, com o tema "O Papel de François Broos (1903-2002) na Emancipação da Prática Performativa e Pedagógica da Violeta em Portugal".

Júri da tese de Doutoramento de António José de Carvalho Pereira:

• Prof. Doutor António José Vassalo Neves Lourenço,  Professor Associado da Universidade de Aveiro e investigador do INET-md (Orientador);
  • Prof. Doutora Fernando José Mendes Gonçalves,  Professor Catedrático da Universidade de Aveiro;
  • Prof. Doutora Ana Telles Béreau, Professora Catedrática da Universidade de Évora;
  • Prof. Doutor Tiago José Garcia Vieira NetoProfessor Coordenador do Instituto Politécnico de Lisboa;
  • Prof. Doutora Clarissa Gomes Foletto Investigadora Junior na Universidade de Aveiro e investigadora do INET-md;
  • Prof. Doutora Rui Miguel Silva Sampaio Dias, Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
´

François Broos (1903-2002), insigne violetista belga, foi o principal impulsionador da violeta enquanto instrumento autónomo em Portugal. Embora vários textos façam menção ao importante papel deste violetista, os mesmos não respondem com profundidade qual a relevância e impacte que François Broos teve nas práticas performativa e pedagógica da violeta após a sua chegada ao país a meados do séc. XX. Baseado em entrevistas aos alunos, alunas e família de François Broos, assim como na recolha, análise e comparação de materiais, este trabalho procura delinear o percurso da vida musical deste violetista e verificar os trâmites em que se desenvolveram as suas atividades performativas e pedagógicas em Portugal. De seguida procura verificar o impacte do seu papel emancipador na prática performativa e pedagógica da violeta em Portugal. Este trabalho permitiu apurar que François Broos desenvolveu uma intensa e importante atividade em Portugal que se repercutiu na emancipação da prática performativa da violeta no país e consequentemente no espoletar da escrita de novas obras portuguesas dedicadas a este instrumento, assim como na emancipação da prática pedagógica quer ao nível da captação de alunos para aprendizagem deste instrumento, bem como na designação, aplicação e composição de material escrito para as especificidades da violeta.

Orientação: António José Vassalo Neves Lourenço (orientador)