• Disco2
22.03.2024 |15:00 | Sala do Senado | Reitoria da Universidade de Aveiro

Realizam-se na Sala do Senado, na Reitoria da Universidade de Aveiro, a 22 de março de 2024, pelas 15:00 as provas do Programa Doutoral em Música, de Cristina Ioan, com o tema "Dar Voz à Flauta: Explorando a Técnica de Cantar e Tocar Através de Abordagens Compositivas, Performativas e Pedagógicas".

Júri da tese de Doutoramento de Cristiana Ioan
  • Prof. Doutor Jorge  Salgado Correia, Professor Associado da Universidade de Aveiro e investigador do INET-md (Orientador)
  • Prof. Doutor João Paulo Davim, Professor Catedrático da Universidade de Aveiro
  • Prof. Doutor Pedro José Peres Couto Soares, Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Lisboa
  • Prof.  Doutora Sara Carvalho Aires Pereira, Professora Associada da Universidade de Aveiro e investigadora do INET-md
  • Prof. Doutora Monika Duarte Streitová, Professora Auxiliar da Universidade de Évora
  • Prof. Doutora Camilla Hoitenga

O meu principal objetivo para esta investigação é expandir a prática da execução da flauta utilizando a voz e vários elementos da técnica do canto e, desta forma, oferecer aos intérpretes e compositores um leque mais vasto de recursos. Estes recursos incluem, mas não se limitam a, utilizar o canto para trabalhar aspetos técnicos (como a apoio da respiração, a afinação e o desenvolvimento do som) e aspetos expressivos (como o timbre, a musicalidade e a corporalização de ideias expressivas). No entanto, é importante ter em conta a interconexão e interdependência entre o desenvolvimento da prática performativa e da prática compositiva para cada instrumento. Por conseguinte, esta tese também se foca na exploração e desenvolvimento da técnica estendida de "cantar e tocar" em novo repertório para flauta. Através desta exploração desenvolve-se o uso polifónico da voz como parte integrante do vocabulário da flauta. Isto é conseguido através de uma estreita colaboração artística entre vários compositores, que aceitaram o desafio de explorar a voz mais profundamente nas suas novas obras para flauta, e eu própria enquanto flautista. Como resultado desta exploração, foi compilado um compêndio com orientações gerais para os compositores, através da análise das várias abordagens que surgiram ao longo das novas obras aqui apresentadas, e foram propostos vários exercícios que podem apoiar o trabalho de utilização polifónica da voz. Além disso, apresento também várias análises espectrais da flauta e da voz que podem ajudar a visualizar os efeitos da sua sobreposição de um ponto de vista acústico, o que permitiu uma visualização mais objetivada dos efeitos da utilização da técnica "cantar e tocar".
Na minha intenção de expandir e transformar a prática da flauta através do uso da voz, os resultados desta pesquisa incidem nas três principais áreas da flauta: prática performativa, prática composicional e prática pedagógica.

Orientação: Jorge Salgado Correia