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Artigo | 'É como se tudo se passasse na terra-de-ninguém de um tempo fora do tempo': a música em três curtas-metragens de João César Monteiro
José Nicolau Pinto, investigador do INET-md em doutoramento na NOVA FCSH, acaba de publicar, na OPUS - Revista Electrónica da ANPPOM, o artigo em acesso aberto "'É como se tudo se passasse na terra-de-ninguém de um tempo fora do tempo': a música em três curtas-metragens de João César Monteiro".

Resumo:
As palavras de Fernando Cabral Martins (2005) que servem de mote ao título deste artigo são relativas à curta-metragem Os dois soldados, realizada por João César Monteiro e estreada na RTP 2 em 1979. No entanto, referem um fenómeno que também se constata nas outras duas curtas da mesma “série”: A mãe (1978-1979) e O amor das três romãs (1979). São três filmes em que a indeterminação espaciotemporal é um elemento central da narrativa, enfatizando a sua dimensão fantasiosa. Nesse sentido, o objetivo desta investigação é compreender como a música interage com os restantes elementos fílmicos de forma a “indeterminar” o espaço-tempo de ação dessas três curtas-metragens. A partir de uma análise audiovisual e considerando a interação da música pré-existente com a imagem, a diegese e os restantes elementos, propomos uma nova forma de interpretar esses três filmes, tendo em consideração as suas componentes musicais e toda a complexidade que impõem ao objeto fílmico. A partir deste trabalho de investigação, foi possível atestar que a música nas três curtas em questão constitui um elemento de dispersão temporal e espacial.