• Batuque
Menu
Desde novembro de 2024, está disponível o Álbum Digital Beethoven (Re)Created: 32 Variations in C minor WoO 80, uma obra associada ao projeto TransVariations – Music Beyond the Limits of Time and Technologyeditado pela Percos Music e financiado pela EEA Grants/Portugal. Coordenado pelo investigador do INET-md, Alfonso Benettio álbum é um dos principais resultados do projeto e inclui uma performance que conquistou o prémio de Best Music Sonic Art no evento Immersive Sound and Music Computing 2024.
Design_sem_nome_12_1.png
 
O álbum inclui uma releitura contemporânea da célebre obra para piano solo de Beethoven. Com base na questão: Se Beethoven estivesse aqui hoje, a ponto de compor as 32 Variações em Dó menor, o que poderia ter feito, tendo à sua disposição os recursos tecnológicos que dispomos?, o projeto esteve, sobretudo, baseado na união da performance e manipulação sonora em tempo real.
 
Através da exploração de possibilidades de modelação tímbrica moderna, usando feedback e métodos de processamento adaptativos como modos de experimentação, e com a análise de características sonoras a partir da execução em tempo real, bem como o uso de sinais de controlo expressivos extraídos para ajustar o processamento eletrónico, a obra foi – portanto – (Re)Criada pelos investigadores integrantes do projeto.
 
O projeto TransVariations decorreu entre 2022 e 2024 e teve, como principal objetivo, problematizar a relação entre interpretação e criação artística no contexto da música de concerto ocidental, através do desenvolvimento e uso de recursos tecnológicos inovadores. O projeto foi conduzido em parceria entre a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (Trondheim).
 
O álbum Beethoven (Re)Created: 32 Variations in C minor WoO 80 conta com a participação dos investigadores do INET-md, Alfonso Benetti (piano) e Francisco Monteiro (colaboração), bem como de Øyvind Brandtsegg e Trond Engum (manipulação sonora). O álbum corrobora uma nova ideia de autenticidade, baseada numa perceção do passado através de meios contemporâneos inovadores: uma nova realidade é reconstruída de acordo com mecanismos de compreensão atuais, onde, na prática, o original existe dentro de um contexto e espaço temporal específicos, como parte do presente.
 
Para maiores informações sobre o projeto (incluindo outros outputs) e acesso ao Álbum Digital, basta aceder à Landing Page do projeto.