• Dança7
Sofia Serra, investigadora integrada do INET-md, é coautora do artigo "Solo music performance assessment criteria: a systematic review", juntamente com Nádia Moura, Pedro Dias, Lurdes Veríssimo e Patrícia Oliveira-Silva, publicado na revista Frontiers in PsychologyDisponível em acesso aberto.

O artigo propõe a forma como a avaliação é crucial na performance musical, especialmente no ensino, onde mede o progresso dos alunos e orienta o ensino. No entanto, a avaliação de performance musical é desafiante devido à sua natureza subjetiva, envolvendo expressão e interpretação pessoais. Esta revisão sistemática PRISMA (DOI: 10.17605/OSF.IO/CSM8Q) analisa sistemas de avaliação de performance musical a solo, focando em categorias, critérios e métodos de classificação.
Uma pesquisa em três bases de dados (Web of Science, Scopus, ERIC) identificou 20 estudos, analisando 26 sistemas únicos. Estes sistemas avaliaram principalmente alunos do secundário e universitário. Embora as escalas Likert fossem comuns, as grelhas de avaliação são cada vez mais utilizadas para feedback detalhado.

2024-11-10-artigo-solo-soffia-serra

Resumo:

A avaliação é um aspecto crucial na performance musical. Em contextos pedagógicos, um processo de avaliação eficaz pode medir o progresso dos estudantes e informar decisões instrutivas que contribuem para melhorar o ensino e a aprendizagem. No entanto, a avaliação da performance musical é particularmente desafiadora devido à sua inerente subjetividade, envolvendo expressão pessoal e interpretação, o que pode levar a opiniões divergentes. Nesta revisão sistemática PRISMA (DOI de registro: 10.17605/OSF.IO/CSM8Q), o nosso objetivo foi delimitar e analisar sistemas de avaliação de performance musical solo encontrados na literatura até à data, incluindo as suas categorias de avaliação correspondentes e critérios descritivos, metodologia de classificação e público-alvo. Foi realizada uma pesquisa em três das principais bases de dados científicas (Web of Science, Scopus, ERIC), utilizando palavras-chave associadas ao tema da avaliação no campo da performance musical solo. No total, foram selecionados e examinados 20 artigos, resultando em 26 sistemas de avaliação originais para análise. No que diz respeito às características das amostras, constatou-se que os estudos se concentravam principalmente na avaliação de estudantes do ensino secundário e universitário, com professores de música e membros do corpo docente atuando como principais avaliadores. Muitos sistemas de avaliação foram concebidos para serem aplicáveis a vários instrumentos, embora alguns fossem direcionados a instrumentos específicos (por exemplo, piano, voz) e famílias instrumentais (por exemplo, metais, madeiras). Os sistemas geralmente estruturavam a avaliação em torno de categorias técnicas, interpretativas/expressivas e várias características musicais (por exemplo, afinação, ritmo, entoação), elaboradas com itens descritivos. Embora escalas de Likert de cinco pontos fossem comumente usadas, estudos recentes indicaram uma mudança para rubricas que proporcionam feedback detalhado, auxiliando na compreensão dos examinadores e apoiando o progresso dos estudantes. Não foi encontrada diferenciação nos critérios de avaliação com base nos estágios de aprendizagem dos estudantes, sugerindo uma área de melhoria no refinamento desses métodos de avaliação. Este estudo identifica lacunas e propõe melhorias nos sistemas de avaliação existentes, fornecendo uma base para que educadores e responsáveis políticos possam aperfeiçoar o design curricular e as práticas instrutivas na educação musical.

Palavras-chave: Avaliação de performance instrumental e vocal, Jurados, escalas de classificação, Pedagogia musical, Competições de música, Música clássica ocidental, Revisão sistemática.