• Batuque
Helena Marinho, investigadora integrada do INET-md, é coautora do artigo "Self-regulated learning processes of advanced musicians: A PRISMA review", juntamente com  Camilla dos Santos Silva, publicado na revista Musicae Scientie. Disponível em acesso aberto.

O artigo propõe uma revisão sistemática sobre o estado atual da pesquisa empírica em aprendizagem autorregulada e música, discutindo estratégias aplicadas por músicos avançados. A sistematização e avaliação desta informação é essencial para a compreensão e seleção de estratégias relevantes que permitam aos músicos implementar métodos atuais e pertinentes de autorregulação no seu estudo e aprendizagem.

2024-10-10-Helana Camilla
Resumo:

Esta revisão sistemática teve como objetivo fornecer uma compreensão abrangente e atualizada do estado atual da investigação empírica sobre a aprendizagem autorregulada (SRL) e a música, investigando as estratégias de aprendizagem planeadas e empregues por músicos avançados e as evidências que apoiam os benefícios da formação em SRL para esta população. Utilizando o protocolo PRISMA (Itens Preferenciais para Relatórios de Revisões Sistemáticas e Meta-Análises), identificámos inicialmente 3323 registos relacionados com a nossa pesquisa, abrangendo o período de 2001 a 2023. Os critérios de inclusão consistiam em artigos empíricos revistos por pares, relatando estudos com a participação de músicos avançados (ou seja, estudantes de licenciatura e pós-graduação e músicos profissionais) utilizando o modelo cíclico de SRL de Zimmerman e publicados em inglês, espanhol, português ou francês. Quarenta e oito artigos cumpriram todos os critérios de inclusão e foram incluídos na revisão. Dividimo-los em três tipos: relatórios de estudos observacionais, descritivo-correlacionais e estudos de intervenção. Discutimos os resultados de acordo com as três fases do modelo cíclico de Zimmerman: fase de antevisão, controlo de desempenho/volição e auto-reflexão, incluindo os processos de definição de objetivos, seleção e adaptação de estratégias de aprendizagem, procura de ajuda, gestão do tempo e autoavaliação e adaptação. A nossa análise identificou tendências no comportamento de músicos avançados, particularmente no que diz respeito à quantidade de prática e ao desempenho musical. As sugestões para futuras pesquisas indicam a necessidade de investir na formação de professores de instrumentos e canto, para que se familiarizem com as estratégias de aprendizagem SRL que possam transmitir aos seus alunos.

Palavras-chave: Performance musical, Prática musical, Revisão sistemática, Teoria social cognitiva.