• Disco2
Dora Utermohl de Queiroz, doutoranda do INET-md, é autora do artigo em acesso aberto intitulado "Investigating if and how string teachers instruct and support the self-regulation of students' practice in online lessons". O estudo, publicado recentemente na revista SAGE Journals, foi realizado em coautoria com Clarissa Foletto, também investigadora do INET-md.

Os autores investigam como os professores de cordas apoiam processos de autorregulação (motivação, autoeficácia e estratégias de tarefa) para a prática musical dos estudantes em aulas online.

Captura_de_ecra_2024-08-26_as_16.31.07.png

Resumo:

A literatura existente indica que professores de música e educadores que trabalham online precisam de incentivar os alunos a adotar comportamentos autorregulatórios para alcançar sucesso na aprendizagem e na performance. Este estudo examina se e como os professores de cordas promovem processos selecionados de aprendizagem autorregulada (SRL) em aulas online; especificamente, como ensinam e apoiam a motivação, a autoeficácia e as estratégias de tarefa para a autorregulação da prática dos alunos. Cinco professores de cordas e sete alunos em diferentes níveis de desenvolvimento musical participaram deste estudo. As fontes de dados incluíram entrevistas semiestruturadas com os professores e gravações das aulas. Analisámos os dados utilizando um esquema de codificação baseado na teoria da aprendizagem autorregulada. Os nossos resultados indicam que os professores utilizaram práticas que podem contribuir indiretamente para a autorregulação da prática dos alunos, como o uso de ferramentas digitais para ajudar no planeamento da prática, a discussão do repertório com o aluno e a exigência de gravações para motivar os alunos a praticar. No entanto, as abordagens diretas dos professores para instruir comportamentos de aprendizagem autorregulada não estimularam a reflexão dos alunos; consequentemente, o desenvolvimento da metacognição dos alunos foi limitado. Assim, uma implicação importante sublinhada por este estudo é o potencial criado quando os educadores musicais online aproveitam as tecnologias do século XXI e a necessidade urgente de substituir algumas abordagens tradicionais do século XIX para o ensino da música por práticas mais centradas no aluno, nas quais a aprendizagem autorregulada desempenha um papel central.

Palavras-chave: Metacognição; Motivação; Educação Musical, Autoeficácia musical; Educação musical online; Aprendizagem autorregulada; Tecnologia.