O Segundo Simpósio do Grupo de Estudo sobre Som, Movimento e Ciências (SoMoS), do International Council for Traditional Music (ICTM) — renomeado, em agosto de 2023, como International Council for Traditions of Music and Dance (ICTMD  teve lugar num formato híbrido entre 26 e 28 de outubro de 2022, organizado pela Universitat Autònoma de Barcelona e pela Universitat Pompeu Fabra, em Espanha.

Editadas por Filippo Bonini Baraldi, as atas agora publicadas pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), disponíveis em acesso aberto, incluem o programa do Simpósio, breves notas biográficas dos oradores/performers convidados, e dezanove resumos, dez dos quais longos e nove curtos. Todos os resumos alargados foram submetidos a um processo de revisão por pares. Os resumos curtos são publicados na sua versão original, tal como foram submetidos ao simpósio.