• Disco
Menu
O espetáculo Ornitópera foi duplamente premiado nos Young Audience Music Awards (YAMAwards)'24, vencendo nas categorias de Melhor Ópera e Escolha do Público. Criado por Paulo Maria Rodrigues, investigador integrado do INET-md, e compositor residente da Companhia de Música Teatral (CMT), a obra destaca-se entre produções internacionais para públicos jovens.
2024-24-09-premio-paulo-maria-rodrigues.png
Os YAMAwards têm como objetivo identificar e apoiar produções de todo o mundo que inspiram e envolvem jovens e distinguem a criatividade e a inovação de produções musicais para público nessa faixa etária. Os prémios são atribuídos pela organização Jeunesses Musicales International (JMI), uma organização que se destaca por defender que o acesso à música e à cultura são direitos fundamentais de todas as crianças e jovens.
Ornitópera é um espetáculo de música-teatral pensado para “miúdos e graúdos”. "Um dia, todos os pássaros do Mundo reuniram-se numa grande assembleia para tratar dos graves problemas com que Todos se debatiam. Não se sabe porque é que os humanos não foram convidados, talvez por terem sido os causadores da maior parte deles”.
Esta é uma história sobre pássaros, que é também um poema ou uma metáfora acerca do que há de mais profundo sobre o ser humano. No início não tem palavras, no meio também não, e muito menos no final. Em Ornitópera comunica-se através da música. A linguagem dos pássaros.
O espetáculo Ornitópera é uma co-produção da CMT com a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e o Teatro Aveirense e é um dos resultados da parceria da CMT com a UA que, desde 1999, tem permitido uma articulação efetiva entre a investigação académica, a produção artística, a criação tecnológica, o envolvimento da comunidade e a divulgação da importância da experiência musical e da arte em geral no desenvolvimento social e humano.
Projetos e criações como Bach2Cage, Pianoscópio ou Gamelão de Porcelana e Cristal são alguns dos exemplos dos resultados dessa parceria. Vários dos membros fundadores e colaboradores da CMT estão ligados a dois dos mais importantes centros de investigação do País (CESEM e INET-md), à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Faculdade Nova de Lisboa (NOVA-FCSH) e à UA, contribuindo para um relevante trabalho de extensão universitária e para que a arte esteja ao alcance de todos.