Prémios
Prémio | Huayma Tulian vence prémio de composição Francisco de Lacerda
Huayma Tulian, doutorando do INET-md, venceu a terceira edição do Prémio Compositor Francisco de Lacerda com a obra orquestral "Ilha Imaginária". Este prémio foi criado em 2022 pela associação cultural açoriana Francisco de Lacerda para estimular em Portugal a criação musical.
Huayma Tulian acaba de conquistar o Prémio Francisco de Lacerda 2024, patrocinado pela Fundação Millennium BCP, com a obra orquestral “Ilha Imaginária”. O prémio é um reconhecimento importante do seu trabalho na área da composição, especialmente num percurso que, até agora, tem sido mais focado na performance.
A obra foi criada em resposta à temática do prémio, que solicitava uma ligação com a vida e obra de Francisco de Lacerda ou com a sua terra natal, os Açores. Huayma Tulian inspirou-se nas suas memórias afetivas de infância, imaginou a música ancestral das ilhas açorianas, e compôs uma paisagem sonora rica em elementos das danças e cantos tradicionais que ouviu enquanto criança. "O objetivo foi explorar tanto a sensação de familiaridade quanto de estranheza, imaginando rituais, pessoas e músicas das ruas e das festas", explicou o compositor.
Apesar de “Ilha Imaginária” ser uma obra orquestral, ela mantém-se ligada ao trabalho que Huayma Tulian desenvolve no seu doutoramento na UA e no INET-md onde se concentra no estudo de processos integrados de composição e performance, com especial enfoque na guitarra. Considera ainda que "Ilha Imaginária é "um desdobramento da série Danzas Imaginarias para guitarra, que têm sido discutidas e problematizadas no contexto da minha pesquisa", afirma.
A obra será estreada este sábado, dia 28 de setembro, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Bruno Borralhinho, no concerto de encerramento dos Encontros Sonoros Atlânticos Francisco de Lacerda, na Biblioteca Nacional, em Lisboa.
O júri do Prémio Francisco de Lacerda 2024, que contou com os compositores Magnus Lindberg, Bernard Foccroulle, Helen Grime e Vasco Mendonça, destacou o talento de Huayma Tulian na composição, conferindo-lhe esta importante distinção, no valor de 7.500 euros. Para o compositor, "receber este prémio é um grande orgulho e representa um reconhecimento valioso do meu trabalho como compositor", celebra. Acrescenta ainda que "até agora, o meu percurso académico esteve mais focado na performance, por isso este prémio valoriza outra faceta do meu trabalho".