Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Os principais tópicos de investigação de Huayma Tulian desenvolvem-se nas áreas da composição e da performance. Os resultados das suas investigações incluem artigos em conferências e revistas. Na Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), atuou como professor assistente de guitarra desde 2014 até o 2022 e como coordenador da Área de Extensão Universitária do Grupo de Carreiras Musicais em 2017. Estudou de maneira particular composição, orquestração e análise musical com o compositor argentino Dante Grela, desde 2010 até 2018. Realizou a Licenciatura em Guitarra na Universidad Nacional de Cuyo (diploma de honra pela melhor média do grupo de Carreiras Musicais) em 2014, o Mestrado em Música na Escola de Música da UFMG -Brasil (bolsa CAPES ) em 2020, e o Máster em Interpretação de Música Clássica e Contemporânea no Conservatori Liceu de Barcelona - Espanha (bolsa da Fundació Conservatori Liceu) em 2021. Como performer tem apresentado concertos solistas e de câmara em importantes salas e teatros de Argentina, Brasil, Espanha, Andorra e França. Como compositor suas obras foram interpretadas em salas de Argentina, Brasil, Espanha, Ucrânia, Alemanhae Portugal. Produto das suas atividades como compositor e performer conseguiu diversas distinções em concursos, e realizou gravações profissionais e estreias de obras.

Projeto de Doutoramento

"O processo criativo do compositor/performer: um estudo autoetnográfico"

Coorientação
Rui penha

Resumo
Este projeto de doutoramento pretende investigar o caso do compositor que interpreta as suas próprias obras, abordando as funções de compositor/performer como um fenómeno indivisível, por oposição à separação gradual entre compositor e intérprete, no contexto da música erudita, que se tornou prevalente a partir do início do século XIX. Para estudar este contexto é desenvolvido um estudo autoetnográfico da experiência do investigador, compositor e guitarrista, aplicando os seguintes métodos: revisão da bibliografia; investigação de metodologias e estratégias utilizadas por guitarristas/compositores/performers profissionais; estudo do contexto integrado de composição e interpretação de obras para guitarra, através da observação, documentação e análise do processo criativo pessoal, com a autoetnografia como ferramenta metodológica; articulação das experiências pessoais do processo criativo em diálogo com investigações e experiências externas.

Palavras-chave: Compositor/performer; Autoetnografia; Performance de guitarra; Composição para guitarra; Estudo de caso