• Dança7
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Miguel Carvalho licenciou-se em Ciências Musicais na Universidade do Minho em 2010. Em 2012 concluiu o seu mestrado com a tese intitulada "Os carrilhões de Mafra: caracterização acústica dos sinos", sob a supervisão do Prof. Doutor Vincent Debut, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Integrou em 2010 o INET-md (FCSH/UNL) bem como o Laboratório de Dinâmica Aplicada (Campus Tecnológico e Nuclear/Instituto Superior Técnico/Universidade Técnica de Lisboa) como bolseiro de investigação no projeto PTDC/EAT-MMU/104255/2008. Atualmente, continua a desenvolver a sua investigação em ambas as instituições, no âmbito do seu projeto de doutoramento intitulado "Desenvolvimento de métodos avançados da acústica musical para afinação e restauro de carrilhões históricos", com uma bolsa da Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT). Os seus principais interesses de investigação são a acústica musical e a organologia, em particular, análise modal experimental, modelação física e otimização de instrumentos musicais. O seu trabalho de investigação tem sido publicado em capítulos de livros, revistas internacionais com arbitragem científica e atas de conferências internacionais e foi premiado por duas vezes, pelo International Symposium on Musical Acoustics (2014) e pela Associação Portuguesa de Museologia (2015).

Ciência Vitae  |  ORCID

Projeto de Doutoramento

Título
Desenvolvimento de métodos avançados da acústica musical para a afinação e restauro de carrilhões históricos

BarraDoutoramentoMiguelMatos.png

Resumo
Os carrilhões de Mafra são instrumentos musicais notáveis que constituem os dois maiores carrilhões sobreviventes do século XVIII na Europa. No entanto, este conjunto sineiro de grande valor histórico tem sido negligenciado durante décadas. Recentemente, a sua afinação – capaz de permanecer intacta durante longos períodos de tempo – foi analisada tendo sido evidenciados problemas de afinação. Este trabalho multidisciplinar pretende, tendo em consideração uma perspectiva histórica e performativa, desenvolver técnicas objectivas da física para permitir o desenvolvimento de um método de afinação apropriado para sinos de carrilhões históricos de forma não-destrutiva. A afinação multi-modal será baseada na combinação de conceitos de modificação estrutural com técnicas de optimização, de modo a estabelecer a forma e localização dos dispositivos de afinação e os cálculos teóricos serão validados experimentalmente. Os resultados deste trabalho incluem o desenvolvimento de uma metodologia de afinação adequada a carrilhões históricos e, em particular, a possibilidade de afinar os carrilhões de Mafra, de forma a permitir a execução de performances musicais nestes instrumentos de importante valor histórico.

Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (SFRH/BD/91435/2012)

Grupo de Investigação: Acústica Musical e Estudos de Sons