Nota Biográfica
Yanis El-Masri é mestre em composição musical pela Universidade de Aveiro (2023), sob a supervisão do Professor Doutor Evgueni Zoudilkine, e licenciado em composição musical pela mesma instituição (2021). Em 2021, recebeu uma bolsa de mérito da Universidade de Aveiro para concluir o mestrado. A sua dissertação de mestrado intitula-se “Concerto de câmara para guitarra elétrica expandida e ensemble misto: uma exploração de timbre e técnicas extendidas”. Iniciou os seus estudos musicais em 2005, no Kuwait, enquanto completava o curso ABRSM em performance de piano clássico. Durante esses anos, aprendeu também a tocar guitarra elétrica e oud. Posteriormente, prosseguiu os seus estudos em composição musical frequentando o Conservatório Estatal de Moscovo (2016/2017), sob a tutela dos Professores Doutores Roman Ledenyov, Yuri Kasparov, Tatiana Chudova e Yuri Vorontsov. Em 2015, ele recebeu o 2º prêmio no 11º Concurso MGIM A.G. Schnittke (Rússia) pelas peças “Quarteto de Cordas No. 1” e “Eurabia”, e um Diploma Especial no concurso Volshebnaya Lira (Rússia) pelas mesmas obras.
Yanis El-Masri tem vindo a construir um conjunto de obras que vão de peças solo a orquestrais, além de música para cinema e música eletrónica, no âmbito da Música Erudita Ocidental e Música Experimental. As suas obras foram estreadas em locais como a Casa da Música (Portugal), o Clube Árabe de Viña del Mar (Chile) e o White Hall do Conservatório de Moscovo (Rússia) e interpretadas por artistas como Oumeima El-Khalil, Hussein El-Khalil, Orquesta Marga Marga, David Lloyd, Ricardo Alves, Alabiev Quartet, Igor Goldenberg e Bassem Al-Ashkar. Compôs bandas sonoras originais para filmes dos realizadores Martin Lloyd, Vier Nev e Nuno Dias. Estes filmes foram exibidos em vários locais, concursos e festivais, em vários países, incluindo Portugal, Espanha, França, Itália, Suécia, Ucrânia, Bósnia e Herzegovina, Estados Unidos da América, Malásia, Japão, entre outros, tendo sido alvo de vários prémios internacionais e nacionais. A curta-metragem de animação “A Mind Sang/ A Mãe de Sangue” (2019), do realizador Vier Nev, para a qual Yanis El-Masri compôs a banda sonora original, recebeu vários prémios , tais como o Vimeo Staff Pick, no Annecy International Animation Film Festival (2020), Menção Honrosa – Melhor Curta Portuguesa, Prémio SPA/ Vasco Granja no Monstra (2020), e Menção Especial no Animaphix - International Animated Film Festival (2020). Nessa sequência, a banda sonora original recebeu críticas positivas da crítica internacional. Desde 2021, o filme tem sido exibido continuamente nas galerias Wonderspaces em Austin, Filadélfia e Arizona (EUA).
Em 2021, ele compôs, interpretou, produziu e misturou o álbum “Apartment L.P.” da banda de rock progressivo “Good Day MACHINE”, lançado de forma independente. No mesmo ano, a sua peça “String Quartet No. 2” foi selecionada pelo maestro Peter Rundell para ser apresentada no 4º Academia de Verão Remix Ensemble. Os seus principais interesses de investigação incluem poliestilismo, microtonalidade culturalmente informada e a inclusão de instrumentos elétricos amplificados na música erudita ocidental de forma idiomaticamente informada. Atualmente, desenvolve o seu projeto de doutoramento na Universidade de Aveiro, com o projeto “Bridging the gap: Standardization of expanded compositional techniques for electric guitar as a means of sonic, aesthetic and cultural enrichment of Western Art Music”. Para a execução deste projeto, ele foi premiado com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2024.06603.BD).
Projeto de Doutoramento
Título
Bridging the gap: Standardization of expanded compositional techniques for electric guitar as a means of sonic, aesthetic and cultural enrichment of Western Art Music
Orientação
Resumo
A guitarra elétrica passou por uma rápida evolução dentro da Música Popular. Do ponto de vista da música erudita ocidental, as suas possibilidades ilimitadas oferecem desafios composicionais. As abordagens composicionais possíveis para o instrumento raramente são ensinadas e devido à sua complexidade, os compositores acabam por evitar o instrumento, o que dá origem a obras limitadas (Noseworthy, 2023). Embora a maioria dos instrumentos tenha sido sistematizada academicamente, esse não é o caso da guitarra elétrica (Banks, 2013). No entanto, este instrumento apresenta um elevado potencial para o enriquecimento da música erudita ocidental, sendo considerado um “instrumento do povo” (Poss, 1998). Através da investigação do impacto das tecnologias - os modelos de guitarra elétrica, pedais e amplificadores - na estética sonora, características e técnicas performativas, o principal objetivo deste projeto é criar uma ferramenta de orquestração que facilite uma inclusão mais ampla da guitarra elétrica na música erudita ocidental. A ferramenta será aplicada em novas obras para o instrumento em diferentes ambientes, enriquecendo assim o repertório para o instrumento.
Palavras-chave: Guitarra elétrica; Ferramenta de orquestração; Enriquecimento sonoro; Música eletroacústica; Música de Erudita Ocidental; Re-performabilidade.
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UI/BD/06603/2024)