• Palco
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Yudan Wang nasceu em Sichuan, China. Sob a influência da sua família, começou a estudar piano aos cinco anos de idade. Depois de se mudar para Pequim, para completar os seus estudos de Licenciatura no Conservatório de Música da China com o Professor Fu Hong, Yudan terminou os seus estudos de pós-graduação em piano na Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, de 2019 a 2021 e continuou os seus estudos de doutoramento na UA com a Professor Shao Ling. Está também a estudar música tradicional espanhola com Daniel Ligorio no Conservatori Superior de Música del Liceu, em Espanha, a partir de 2021, para ajudar no seu projeto de doutoramento.

Desde 2015, Yudan tem recebido os prémios e experiências de muitas competições internacionais de piano e apresenta-se regularmente na Europa e na Ásia, bem como toca música de câmara com vários artistas.

Em 2018, ganhou o primeiro prémio do 20.º Concurso Internacional de Piano Santa-Cecelia na China e o primeiro prémio do Concurso Internacional de Jovens Pianistas em Sichuan. Em abril de 2019, deslocou-se a Portugal para participar no Concurso Internacional de Piano de Viseu, onde ganhou o prémio de participante de excelência. Em maio, participou no 21º Concurso Internacional de Piano Santa Cecília, na China, onde ganhou uma medalha de bronze (não houve medalha de ouro ou prata nesse ano) e tornou-se a única pianista chinesa selecionada para o concurso asiático na categoria de adultos.

Depois de 2020, concentrou-se mais na escrita, nas actuações e noutras formas de comunicação cultural.

Recebeu um convite especial para tocar no Festival Internacional de Piano de Sardoal, em outubro de 2020, e Yudan publicou o seu ensaio (Aural and visual imagery in multimedia music performance) na revista Avanca International Conference, em julho de 2021. No mesmo mês, Han Ying, Directora chinesa do Instituto Confúcio de Portugal, concedeu-lhe a oportunidade de trabalhar com o Instituto Confúcio de Portugal durante um ano num vídeo musical para promover festivais chineses. Em novembro, Carlos Morais, Diretor do Instituto Confúcio Português, convidou-a para atuar no lançamento da Bienal de Cerâmica.

Yudan actuou em Espanha em 2022 numa orquestra de câmara que incluía também Vicente, flauta principal da Orquestra Sinfónica Nacional do Chile, e Taizhi Yan, oboé do Conservatório de Música de Zhejiang. Recebeu um convite da Embaixada da China em França para participar na comunicação artística e cultural entre a China e a França em julho de 2023.

 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
"Metaphoric Thinking on Audiovisual Performance of the 20th Century Specific Piano Works Inspired by Gardens"
 
 
Orientação
 
 
Resumo

O pensamento metafórico está envolvido na investigação interdisciplinar que inclui muitos domínios diferentes, e este tipo de pensamento encontra-se em diferentes civilizações. Na minha investigação, centrar-nos-emos na cadeia de metáforas em três fases dos estudos de execução musical, ligadas à emoção, ao gesto e à interação visual. Utilizando exemplos de obras para piano do século XX das culturas oriental e ocidental que são influenciadas pelos jardins, pretendemos explorar a influência do pensamento metafórico na execução destas obras específicas para piano.  

 

 
Palavras-chave: Audiovisual; Pensamento metafórico; Obras para piano de Jardim; Manuel de Falla; Debussy; Takemitsu