Integrada | Doutoranda
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa

Rita Santos é uma artista sonora e investigadora, que trabalha nas áreas da ecologia acústica e dos sound studies. Com a proposta A Segunda Natureza (2022), desenvolveu uma instalação de arte sonora com curadoria do OUT.FEST - Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro. Atualmente, desenvolve também trabalho de investigação nas áreas da descentralização cultural, estudos sobre festivais e música experimental, como doutoranda no Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança - INET-md, da Universidade Nova de Lisboa.

Projeto de Doutoramento

Título
Música no limiar: Festivais de música experimental e a descentralização cultural

Orientação

Resumo
A partir da concepção dos festivais como espaços de dinamização artística e análise fenomenológica, estes eventos afirmam-se e como estímulos para a interação comunitária como veículos de revogação das hierarquias sociais e musicais vigentes. Assim, esta etnografia visa explorar a descentralização da música experimental e improvisada em Portugal, tendo como exemplos os festivais OUT.FEST-Festival de Música Exploratória do Barreiro, Semibreve e Space Festival. Estes eventos, afirmam-se como espaços que contestam as concepções musicais canónicas que regem a expressão social e artística. Consequentemente, o principal objetivo deste projeto é discutir a função dos festivais como instrumentos de transformação social e cultural, essenciais para a mediação intercultural. Partindo desta perspetiva, inquirirei se noções como a inovação artística e a descentralização das práticas musicais podem potenciar a criação de espaços que incentivem a responsabilização e a coesão social. A partir de um quadro metodológico qualitativo, com destaque para o método etnográfico, analisarei se os eventos presentes nesta etnografia podem contribuir para a descentralização musical e artística nos locais que os acolhem. Para tal, este estudo incide no impacto social, económico e artístico dos festivais nas comunidades locais. Como resultado, esta etnografia pretende apoiar a descentralização cultural em Portugal, incentivando o diálogo intercultural e a promoção do desenvolvimento de formas de expressão artística e cultural heterogéneas.

Palavras-chave
Coesão Social, responsabilidade social, festivais, descentralização cultural, música experimental.