Felipe Barão
- Doutorando
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Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
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Campus Universitário de Santiago
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3810-193 Aveiro
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Portugal
- Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)
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Nota Biográfica
Felipe Barão é doutorando em Etnomusicologia pela Universidade de Aveiro (DeCA-UA), onde concluiu seu mestrado na mesma área. Bolseiro de doutoramento do Fundo para a Ciência e Tecnologia e investigador do Inet-md, também foi bolseiro de mestrado no projeto "EcoMusic - Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI" (INET-md/UA). Sua pesquisa tem foco nos cordofones dedilhados, com ênfase nas violas de arame. É realizador de documentários, incluindo o autoetnográfico “Conta-me, Viola!”, e exerceu, entre 2021 e 2023, a curadoria de exposições de instrumentos musicais como "A Viola Toeira", "O Guitarrinho de Coimbra" e "Instrumentos para Memória Futura", em colaboração com a Associação Cultural Museu da Música de Coimbra. Tem uma ativa carreira artística como multi-instrumentista, compositor, arranjador e produtor musical.Título"Viola de arame portuguesa: memórias sociais e singulares de um instrumento-arquivo e perspetivas pós-revivalismo"
OrientaçãoCoorientaçãoThomas Caracas Garcia
ResumoEste projeto centra-se nas novas abordagens do estudo sobre os instrumentos musicais tendo como foco a viola de arame portuguesa, cordofone dedilhado, de mão, que foi alvo de processos de revitalização no último quadrante do século XX. Busco desenvolver um estudo acerca das relações entre as violas musealizadas, que serviram de referência para os primeiros processos de revitalização, e as violas atuais, identificando as tensões entre o passado e futuro. Assim, recorro a conceitos como o de “instrumento-arquivo” (Rancier 2014), que refere a capacidade que os instrumentos musicais têm de armazenar memórias sociais e individuais, e enfatizo o poder de agência desses objetos que interpelam quem os constrói e toca. Para isso, desenvolverei esse estudo no Museu Nacional da Música e estabelecerei um diálogo com os construtores e músicos atuais. Busco então descrever um novo panorama sobre as violas de arame portuguesas no século XXI.
Grupo de Investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular