• Batuque
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro

Diana Gaspar, com 24 anos de idade, atualmente aluna de doutoramento em Música, na Universidade de Aveiro, no ramo de especialização de Ensino de Música e Música na Comunidade. Entrou em licenciatura em Música na Universidade de Aveiro com prémio de mérito e completou a mesma com uma classificação final de 17. Completou o mestrado em Ensino de Música com a mesma classificação final em 2022, na mesma instituição, com a dissertação “Multitasking envolvendo media durante o estudo instrumental”. Desde esse último ano, procurou tirar frutos dessa investigação, participando em conferências, apresentando um paper, e escrevendo artigos (ainda não publicados) sobre o mesmo tema. Durante a sua formação académica enquanto guitarrista, teve a oportunidade de trabalhar com vários guitarristas reconhecidos mundialmente, como Helen Sanderson, Jonathan Leathwood, Dejan Ivanovich, entre outros, e com os seus professores de instrumento, Pedro Rodrigues e Paulo Vaz de Carvalho. Começou a ensinar instrumento desde cedo, com 16 anos de idade.

Projeto de Doutoramento

Título

Multitasking envolvendo Media durante o Estudo Instrumental e o seu Efeito no Desempenho dos Músicos

Luís Francisco Mendes Gabriel Pedro

Coorientação

Resumo
Os telemóveis estão a tornar-se cada vez mais parte das nossas vidas. Este facto é observável de várias formas, como no surgimento do hábito de utilizar o mesmo em simultâneo com tarefas de trabalho para propósitos não-relacionados, como um aluno utilizar redes sociais enquanto estuda. O presente plano propõe investigar os efeitos que este hábito tem no desempenho dos músicos quando realizado durante o estudo instrumental e as variáveis que afetam essa relação. Serão escolhidos dois estudos técnicos a serem abordados ao longo do ano por alunos pertencentes a uma classe de instrumento em licenciatura. Dados de multitasking durante o estudo serão angariados através de um diário de estudo mantido pelos alunos, dados de desempenho serão angariados através da avaliação semanal da performance dos alunos, e os fatores em torno do hábito de multitasking serão analisados a partir de duas entrevistas a serem realizadas no início e fim do processo.

Palavras-chave: M
ultitasking; media; Estudo instrumental; Desempenho académico; Distrações