• Caretos
Doutorando
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Bernat Sánchez Farrés (Barcelona, 1995) é um pianista clássico e contemporâneo. Frequentou a Licenciatura em Piano e o Mestrado na ESMUC e no Liceu de Barcelona com Pierre Reach, Enrique Bagería e Emili Brugalla. Especializou-se com o Master Klavier Duo no Mozarteum de Salzburgo sob a orientação de Yaara Tal e Andreas Groethuysen. Posteriormente, também se aprofundou com o Mestrado em Técnica de Piano e Biomecânica pela ESMAR e Musikeon com Luca Chiantore e Pablo Gómez Ábalos. Atualmente, estuda o Programa de Doutoramento em Música da Universidade de Aveiro, com Luca Chiantore e Fausto Manuel da Silva Neves. Ao longo da sua formação, recebeu bolsas oficiais da Fundação Pere Pons, do Liceu, da AIE e do Mozarteum pelo seu desempenho artístico e académico. Centrado no projecto artístico do duo de pianos Sánchez & Fortuny, foi premiado em numerosos concursos e actuaram em vários palcos de Espanha, Catalunha, Andorra, Áustria, Portugal, Israel e Cazaquistão. Em 2022, publicou o seu primeiro CD duplo com música a quatro mãos de Schubert, Mozart, Czerny e Reger no âmbito da investigação da sua tese de mestrado.

Projeto de Doutoramento

Título
"Partituras abertas: Prelúdios, interlúdios, fermatas e ornamentação o dueto de piano"

Orientação

Co-orientação

Resumo

Este projeto propõe uma emancipação do intérprete no contexto de duetos de piano que proporciona novas perspectivas criativas focadas em margens de ação normalmente inexploradas. Especificamente, pretendo explorar no repertório do dueto o potencial dos prelúdios e interlúdios para reconfigurar a estrutura e o estilo da obra; ornamentação como chave para personalizar e matizar o texto; e, por fim, a execução de cadências nas baleias-piloto. No contexto da música de câmara esta atitude criativa face ao texto musical é ainda pouco explorada e mais particularmente no caso dos duetos de piano é quase inexistente. Este desafio traz consigo a falta de respostas e estratégias que permitam negociar reinterpretações e reconfigurações do repertório.

Palavras-chave: Pesquisa artística; Duo de piano; Prelúdios; Interlúdios; Cadências; Fermatas; Ornamentação; Improvisação