• Disco2
Av. de Berna, n.º 26 C
1069-061 Lisboa
Tel: +351 21 790 83 79 ext. 40341

Nascido em 1998, João Alexandre Dias, concluiu o 8.º grau de Piano Clássico e Jazz pela Trinity College London, concluiu a licenciatura em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e obteve ainda o grau de Mestre em Musicologia Histórica também pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No âmbito da sua dissertação de mestrado, realizou uma edição crítica da «Missa Piquena» de Marcos Portugal. Os seus interesses de investigação centram-se no estudo filológico e paleográfico das fontes musicais e a sua posterior edição crítica, com especial ênfase nos repertórios setecentista e oitocentista. Actualmente, está a realizar o Doutoramento em Musicologia Histórica na mesma instituição. O seu projecto de tese de Doutoramento intitula-se «Os Métodos de Ensino dos Instrumentos de Tecla no Real Seminário da Patriarcal (1713-1834): Edição e estudo das práticas pedagógicas com base nas suas fontes». Para além disso tem estado activo como compositor, tendo algumas das suas obras alcançado posições de relevo em concursos internacionais. Para além destas actividades, é ainda professor em diferentes escolas de música, onde lecciona Piano, Teoria Musical, História da Música, e Análise e Técnicas de Composição.

Projeto de Doutoramento

Título