Projeto de Doutoramento
Título
De 'voz castiça' a 'voz de Portugal': A construção da voz de Amália Rodrigues (1939-1949)
Orientação
Resumo
Esta tese aborda a construção da voz de Amália Rodrigues como referente sonoro de Portugal e como materialização acústica de ideias, conceitos, emoções e sentimentos que gravitam em torno do universo conceptual de 'portugalidade'. Definida e moldada por um conjunto de princípios históricos, políticos, estéticos, fisiológicos e biográficos, a sua voz corporiza conceções de 'classe', educação, género, 'raça', entre outras, e é um 'local' de confronto/encontro entre o individuo, a sua subjetividade/excecionalidade, e as estruturas e valores sociopolíticos em que habita e com os quais se relaciona.
Como se construíram, reconfiguraram e ressignificaram estas ideias sobre a voz de Amália Rodrigues? O que revelam acerca dos contextos sociais/culturais em que foram produzidas? Porque se destacou das vozes que se moviam e se escutavam nos mesmos espaços de sociabilidade? Como terá essa voz influenciado e moldado esses mesmos espaços e contextos e a própria conceção de voz, especialmente de voz 'feminina'?
De modo a responder a estas questões analiso 'duas vozes': a voz construída discursivamente, através de publicações na imprensa, e que nos permite aceder aos contextos e aos pressupostos ideológicos que sustentavam o modo como as vozes eram produzidas, interpretadas e comunicadas; a voz interpretativa, que podemos escutar nas primeiras gravações realizadas pela artista (em 1945) e nos filmes Capas Negras (1946) e Fado, História de uma Cantadeira (1947). Estas vozes gravadas são, também, tratadas como 'textos', no sentido em que através delas é possível reconstituir o 'diálogo' entre diferentes vozes e estilos interpretativos. O evento acústico, neste caso a voz de Amália Rodrigues, é imbuído de significações e de valores através das relações intertextualmente estabelecidas entre a voz narrativa e a voz discursiva, constituindo-se posteriormente como metonímia do fado e como signo/símbolo para modos de estar, sentir e ser. Entender e cartografar a construção desta voz e os modos como foi sendo política e culturalmente apropriada, moldada e redefinida permitir-nos-á compreender o seu impacto na sociedade e cultura portuguesas.
Palavras-chave: Amália Rodrigues; Ideologias da voz; Nacionalismo e música; Intimidade Cultural.
Financiamento: Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ref. SFRH/BD/137392/2018