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Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
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Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

 

Lucas é um eufonista colombiano, compositor e maestro sinfónico; Ele fez estudos avançados de Eufónio na Universidade Nacional da Colômbia e tem mestrado em Regência Sinfónica pela mesma universidade. Em 2002 e 2003 foi o vencedor da série de Jovens Intérpretes do Conservatório de Música da Universidade Nacional da Colômbia, atuando como solista na Biblioteca Virgilio Barco em Bogotá, e no Foyer do Teatro Cristóbal Colón na mesma cidade . Em 2004 ingressou na Banda Sinfónica de Cundinamarca onde exerceu o cargo de Solista de Eufónio, Líder de Cordas e Maestro Convidado até 2012. Em 2007 integrou a Orquestra Tumbacatre (Folclor Fusion) de música colombiana. Com este grupo gravou o álbum Como yo te Gozo em 2010, e participa em apresentações e digressões nacionais e internacionais. Participa na gravação do álbum No site dos conjuntos musicais do conservatório de música da Universidade Nacional da Colômbia. Em 2009 é vencedor do I Concurso Internacional de Interpretação Musical de Tuba e Eufónio na cidade de Bogotá e, nesse ano, atua como eufonista convidado no lançamento do trabalho discográfico do grupo Systema Solar (Folclor fusion - new urban music). Foi jurado do XXXIV Festival Departamental de Bandas Musicais Villeta naquele mesmo ano. Em 2012 foi tocador de eufónio para o Chupakabras Jazz Quartet, e gravou o álbum para o XVII Festival de Jazz do Parque 2012 como tocador de eufónio para a Big Band Bogotá. Lucas foi o organizador e idealizador do PRIMEIRO WORKSHOP NACIONAL DE EUPHONIUM 2013 realizado em Bogotá, sendo o precursor da escola Euphonium na Colômbia. Foi diretor titular das Bandas Sinfônicas Infantis e Seniores do município de Calera-Cundinamarca. Torna-se professor das Cadeiras de Eufónio e Tuba, e Diretor Principal da Orquestra Sinfónica da Universidade de Cundinamarca com a qual grava a música e o vídeo promocional da Catedral de Sal de Zipaquirá. Em 2014 é músico eufonista e ator convidado na peça María Barilla do diretor Leonardo Gómez Jattin (Colômbia). No mesmo ano é diretor convidado da Fundação Orquestra de Cordas de Bogotá, com a qual interpreta o musical História de Natal no Teatro Cafam de Belas Artes; É também Maestro Convidado da Orquestra Sinfónica Regional de Cundinamarca, com a qual realiza 9 concertos com a Obra Carmina Burana do compositor Carl Orff. É maestro convidado da LA VITROLA JAZZ BAND em 2013 e 2014. Foi membro do júri dos concursos de Jovens Intérpretes do Banco de la República de 2014 a 2016 e 2020. Foi nomeado júri para escolher os músicos que integram o Orquestra Sinfónica de Caldas (Manizales, Colômbia) em 2016. Foi membro do júri do concurso departamental de Bandas Sinfónicas em Samaniego, Nariño durante os anos de 2016 e 2017. Foi professor convidado como facilitador de oficinas de Euphonium na Universidad Industrial de Santander UIS em 2016. Foi músico convidado para gravar como eufonista na produção discográfica Historia de los Hombres da banda de Bogotá Burning Caravan. Participou do CONDUCTING MASTER CLASSES & WORKSHOPS ST. PETERSBURG, RÚSSIA, Peter The Great Music Academy, The 50th International Master Class in Orchestral Conducting conduzindo a orquestra e tocando o Euphonium com a Orquestra Sinfónica de São Petersburgo em março de 2016. Em 2015 integrou o grupo PAPAYA REPUBLIK (Fusão folclórica da música colombiana e urbana) com quem gravou um single como Eufonista e fez apresentações nacional e internacionalmente. Foi um dos organizadores e professores do INTERNATIONAL EUFONIO FESTIVAL “EUFOLANDIA 2016”, em Bogotá. Foi professor convidado pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) para ministrar masterclasses de Eufónio e Regência Sinfónica em fevereiro de 2019, atuando como diretor e solista de Eufónio com a Banda Sinfónica desta Universidade; recebeu uma resolução e reconhecimento do Prefeito do Município Distrital de Santa Cruz de Flores província de Cañete - Região Lima-Peru, por estimular o trabalho e a atuação das pessoas que contribuem para o desenvolvimento deste distrito de Santa Cruz, e por apoiar o trabalho de fortalecimento, aprendizagem e desenvolvimento de crianças e jovens no distrito e na América Latina. Desde 2013, é Mestre das Cadeiras Euphonium e da Banda Sinfónica da ASAB (Academia Superior de Artes de Bogotá) da Universidade Distrital Francisco José de Caldas. Desde 2014 é Professor da cátedra Euphonium e do Mestrado em Interpretação e Pedagogia do Euphonium na Universidade Nacional da Colômbia desde 2019. É o maestro titular da Brass Band, da Banda Sinfônica e do Collegium Musicum da mesma universidade. Desde 2014 é professor de Eufónio, Tuba, Trombone e Teoria Musical no Instituto Técnico de Formação Musical da Escola Salesiana de Leão XIII Bogotá. É diretor do quarteto de Eufónio EUPHORIA COLOMBIA. É membro do DUO WIND HOLZ (Violino – Euphonium) com o qual desenvolve uma intensa actividade de concertos, composições e masterclasses por todo o país. Desde 2014 é músico eufonista supranumerário da Orquestra Filarmónica de Bogotá e desde 2017 é diretor musical da Orquestra Sinfônica Capital da cidade de Bogotá. Atualmente, desenvolve atividades e projetos sinfónicos como professor, orquestra e diretor de banda e intérprete do Eufónio dentro e fora do país, é artista BESSON do grupo Buffet Crampon Paris e artista da prestigiada marca de porta-vozes K & G (Kurun & Gilbert), é uma referência do Eufónio na Colômbia para as novas gerações, não só no país, mas na América Latina.  

 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
Repensar o concerto: O público como co-criador na Performance Musical
 
 
Orientação
 
Resumo

Ao longo da minha carreira musical desenvolvi as técnicas e estratégias necessárias para poder encenar obras musicais de diferentes níveis, e assim poder apoiar a interpretação das obras que foram trabalhadas sob os preceitos aprendidos na academia e em minha carreira na frente de um público profissional. 

Nesta perspectiva tentamos decifrar as ideias do compositor e tentar assemelhar com sons o que o compositor quis transmitir com a sua criação, o nosso trabalho como intérpretes é tão centrado na imitação musical e no aperfeiçoamento instrumental, o que nos leva a mostrar uma suposta perfeição musical perante o público; mas durante esses anos não tentamos levar em conta ou pensar no público como parte importante de nossa performance, apenas enfatizamos mais a imitação do que a criatividade, e a conexão do nosso trabalho artístico com o mundo muitas vezes está longe da realidade de esse mundo e nosso ambiente musical. 

As preocupações que me motivaram a propor este projeto são precisamente aquelas que envolvem o público como parte da performance, motivando assim o artista a conceber uma obra artística que evidencia todas as competências e experiências adquiridas no decurso do seu percurso musical; e por sua vez pensar no público e como ele pode ser parte ativa do trabalho artístico, quebrando assim o esquema tradicional de concerto onde o público se limita a ouvir, talvez pegando a música com as mãos ou cabeça, pés ou qualquer outra parte do corpo. o corpo, possivelmente cantarolando e, nos casos mais próximos, cantando as letras das composições. Neste projeto devo estimular a minha criatividade através do conhecimento musical e experiências profissionais adquiridas e vividas, para a composição de uma obra musical que reflita a nossa identidade musical colombiana e a nossa realidade social. 

Tomando como referência a linguagem do Soundpainting, que integra as diferentes disciplinas artísticas e onde uma das filosofias desta linguagem é que "o erro não existe", vou criar uma série de gestos universais de fácil compreensão, que vai dar o tom e a liberdade para o público contribuir com as suas próprias ideias para a obra musical a nível individual e colectivo em tempo real, alimentando assim a riqueza da performance e as experiências vividas pelo público numa performance onde não mais apenas um ouvinte, mas também um ator ativo no trabalho e na performance. 

A novidade do meu projeto é diferente de alguns artistas que envolvem o público para participar de sua performance, como é o caso do músico Boby MacFerryn; que o convida em sua performance cantando melodias que ele dá como pauta e o público segue; No meu projeto vou dar ao público o poder de improvisar com as suas próprias ideias e sentimentos guiados por um determinado gesto, criado e vivenciado para que tenha uma funcionalidade condizente com o que se deseja e que permita ao público cumprir a sua parte com base na compreensão do referido gesto.