• Guitarra
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Lenice de Sousa Leite iniciou sua formação no universo da cultura popular como dançarina no Grupo Mira Ira do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na cidade de Fortaleza-Ce (Brasil). É Mestre em Preservação do Património Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Bacharel em música pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui curso de formação em Arte-Educação e em Cultura Folclórica Aplicada pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). No contexto educacional, deu aulas de música e dança em escolas públicas e particulares do pré-escolar ao ensino fundamental. Foi professora de Danças Dramáticas Brasileiras na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), fundou e coordenou o Espaço Tom Maior – música e dança durante 15 anos dando aulas e realizando recitais. No âmbito do património cultural foi bolseira do IPHAN, realizando a pesquisa “As Bandas das bandas de cá: Bandas Cabaçais da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha - CE (Produção, reprodução e transmissão de valores) e Técnica do Patrimônio Imaterial na Coordenação de Patrimônio e Memória da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. Atualmente é doutoranda em Etnomusicologia no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade de Aveiro e compõe o Grupo de Estudos em Cultura Folclórica Aplicada do Instituto Federal do Ceará.

Projeto de Doutoramento

Dinâmicas de existência e sustentabilidade - Zés Pereiras

zz-teselenice

Resumo
Este projeto surgiu das minhas inquietações decorrentes de experiências em território brasileiro, no âmbito do mestrado em Preservação do Património Cultural onde desenvolvi uma pesquisa com foco no patrimônio imaterial com grupos musicais formados por caixa, zabumba e dois pífanos. Para a realização do doutoramento em Etnomusicologia, quis manter este laço e sensibilidade pela chamada cultura imaterial, pelos seus músicos e práticas vinculadas às comunidades onde pertencem. Este enquadramento conduziu-me aos chamados Zés Pereiras, grupos de gaita-de-foles, caixa e bombo cujo circuito de atuação e trabalho musicais me pareceram similares aos das bandas cabaçais. Interessa-me conhecer as dinâmicas locais que estes músicos estabelecem com as suas comunidades locais, o impacto dos festivais e do movimento associativo nos processos de aprendizagem, no repertório e, inclusive, na atividade performativa dos Zés Pereiras, potenciando assim um conhecimento que comecei a consolidar no âmbito do meu mestrado, que é a compreensão entre a sustentabilidade dos processos musicais e a relação entre os grupos e suas comunidades no sistema social, cultural, económico, educacional ou tecnológico.