João Martins
- Doutorando
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Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
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Campus Universitário de Santiago
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3810-193 Aveiro
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Portugal
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- Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)
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Nota Biográfica
João Martins inicia os seus estudos musicais em 1993 na Filarmónica Banda Vaguense. Em 1995 é admitido no Conservatório de Música de Aveiro concluindo, em 2004, o Curso Complementar Supletivo em Saxofone (8.o Grau). Ingressa, em 2007, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), no curso de Jazz – Saxofone, concluindo a sua Licenciatura em 2009. Integrado no Septeto de Jazz da ESMAE participa na VI Festa do Jazz do Teatro S. Luiz, arrecadando o prémio de “Melhor Ensemble”. No Conservatório de Música da JOBRA (Branca, Albergaria-a-Velha) cria em 2010 o primeiro Curso Profissional de Instrumentista de Jazz a nível nacional, onde assume as funções de docente e diretor de curso, até 2013. Em 2017 conclui o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. Para além da sua atividade como músico freelancer na área do jazz, já colaborou como músico e arranjador na área da música popular portuguesa contemporânea com artistas como: Miguel Araújo, António Zambujo, Pedro Abrunhosa, Expensive Soul, Os Azeitonas, Dino d’Santiago, Marta Ren, Virgul, Tiago Nacarato, Os Quatro e Meia, Elisa Rodrigues, Virgem Suta, entre outros. Na área pedagógica, leciona atualmente na Universidade de Aveiro — onde assume a coordenação das atividades ligadas ao Jazz — e Conservatório de Música da JOBRA, ministrando, regularmente, diversos workshops de jazz/improvisação um pouco por todo o país. Atualmente, é doutorando na Universidade de Aveiro, na área de composição, sob a orientação de Jorge Castro Ribeiro e a co-orientação de Paulo Perfeito.
Projeto de DoutoramentoTítuloRecantiga: relação entre arranjador e cantautor no contexto da música popular portuguesa contemporâneaOrientaçãoJorge Castro Ribeiro e Paulo PerfeitoResumoAo longo das últimas décadas têm-se assistido a frequentes trabalhos colaborativos entre cantautores e arranjadores no contexto da música popular, no entanto, o papel do arranjador no seio da produção musical nesta área nem sempre tem tido a devida relevância, chegando mesmo a ser “silenciado”, uma vez que é frequentemente ocultado nos créditos de discos, livros ou em artigos relacionados com a música popular. Paradoxalmente ao vital papel que desempenha no seio da produção da música popular, o arranjador sempre se tornou numa figura relativamente “invisível” pelo público em geral, movendo-se nos bastidores de uma cadeia produtiva e acabando, quase invariavelmente, por ficar numa zona obscura entre o compositor e o intérprete. Este projeto pretende, assim, contribuir para demonstrar a relevância do papel do arranjador no seio da música popular portuguesa contemporânea, ajudando-o a “des-silenciar”. Paralelamente, o presente projeto pretende empreender um estudo no terreno, com o objetivo de promover uma observância da relação entre um cantautor e arranjador no contexto da música popular portuguesa contemporânea, nomeadamente através dos processos e diferentes fases que conduzem à criação de arranjos sobre composições originais de um cantautor português.Grupo de Investigação: Etnomusicologia e Estudos em Música Popular