• Dança 2
Menu
Escolher um contacto:
Imagem do contacto
Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nota Biográfica

Ivana Govedarska, pianista clássica búlgara, iniciou os seus estudos de piano aos 6 anos na Escola Nacional de Música "L.Pipkov" na Bulgária. Formou-se com sucesso na Academia Nacional de Música "P. Vladigerov" de Sófia, na classe com o pianista búlgaro Ivan Drenikov. Em 2017 obteve o seu mestrado e em 2018 concluiu o curso de pós-graduação com excelente sucesso no Conservatori Superior de Música del Liceu, na classe de piano do Professor Stanislav Pochekin. Ao longo de todos estes anos, Ivana melhorou as suas capacidades pianísticas trabalhando com grandes pianistas e professores como o Prof. Dmitri Alexeev, Prof. Jean Saulnier, Prof. José Ramón Mendez; Prof. Alexander Braginsky, Prof. Miyoko Lotto, Prof. Akiko Ebi, Prof. Jacques Rouvier, Prof. Mikhail Voskresensky, Prof. Hortense Bresson, Prof. Pavel Gililov, Prof. Elena Ashkenazy, Peter Jablonski, Philippe Cassard, Nuno Marques e muitos outros. Ivana é premiada em numerosos concursos internacionais e nacionais de piano em França, Espanha, Áustria, Inglaterra, Sérvia e Bulgária. Atuou em importantes festivais e salas de concertos em todo o mundo. Entre eles incluem-se as suas participações no "Aurora Music Fest", Estocolmo, Suécia; Festival Internacional de Música "MusikFest" em Minnesota, EUA; Festival de Piano de Saint Savin, França; "Porto Piano Fest", Porto, Portugal; "Encontro Internacional de Jovens Músico", Curia, Portugal; "Festa Literária Folha 19", Curia, Portugal; o ciclo "Nova Música Búlgara" organizado pela União de Compositores Búlgaros e muitos outros. Tem dado vários recitais de piano em França, Espanha, Portugal, Grécia e Bulgária. Foi também solista da Orquestra Sinfónica Académica de Sófia (Bulgária). As suas actuações têm sido transmitidas por Portugal e Bulgária. Ivana participou no Hands on Piano, parte do "Hands-on Research Symposium 2019" na Universidade de Aveiro, Portugal. Actualmente, Ivana vive no Porto, Portugal, viajando e dando concertos de música a solo e de câmara e fazendo um doutoramento em Investigação Artística em Música na Universidade de Aveiro, Portugal.

 

 
 
 
Projeto de Doutoramento
 
Título
Desempenho e Ética - Na Prevenção e Reinvenção do Património Cultural Búlgaro
 
 
Orientação
 
Resumo

Utilizando uma vasta gama de estratégias para preservar o património cultural imaterial no nosso mundo globalizado, o objectivo deste projecto é encorajar abordagens originais e alternativas ao formato tradicional de concerto. É proposta a criação de uma performance baseada no repertório de piano clássico búlgaro, inspirada nas tradições folclóricas búlgaras, utilizando meios multimédia, danças folclóricas búlgaras e elementos teatrais. As características específicas dos géneros musicais ocidentais emergentes nas composições de compositores búlgaros e ocidentais serão identificadas e comparadas. A música tradicional búlgara será analisada a fim de identificar e estudar as especificidades dos seus elementos folclóricos.

O produto artístico - performance multimédia - desenvolverá um modelo alternativo de concerto produzindo conhecimento e promovendo a ligação com novos públicos. O produto artístico será apresentado em diferentes espaços e em diferentes países. Espera-se estabelecer uma relação entre a apreciação estética e a possibilidade de compreender as tradições de diferentes nações. Essencialmente, reafirmar que a aproximação das nações não tem que se sobrepor à necessidade de preservar o património cultural da humanidade e que é fundamental que esta preservação seja também baseada em interações que gerem empatia e construções de significado inter-subjetivas assim como pessoais e subjectivas.