• citara
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Mestre em Música pela Universidade de Aveiro – Portugal. Bacharel em Música com habilitação em violino pela Universidade Federal da Paraíba. Técnica em Música em nível de 2º grau pela Escola de Música do Estado do Maranhão. Participou por dois anos do Festival Música nas Montanhas (Minas Gerais – Brasil) na qualidade de bolsista. Foi violinista da Orquestra de Câmara da Escola de Música do Estado do Maranhão, da Orquestra Sinfônica de Campina Grande, da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, onde atuou como spalla e solista. Participou como violinista convidada da Orquestra de Câmara da Prefeitura de João Pessoa. Atuou como docente em projetos da Petrobras, no Projeto de Inclusão através da Música e das Artes – PRIMA e no Centro de Arte e Cultura do Colégio Marista Pio X. Atualmente, atua como docente no Curso Técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Integrou o grupo de música renascentista e contemporânea Iamaká e, atualmente, integra, juntamente, com o guitarrista Vinícius de Lucena o Duo Danado, que interpreta músicas do repertório europeu e latino-americano. É doutoranda em Música na Universidade de Aveiro, participando, também, do grupo de investigadores ligados ao INET-md/UA.

Projeto de Doutoramento

Título

Uno: Despertar da consciência corporal na prática instrumental através de aplicativo inspirado na Educação Somática

Clarissa Foletto

Coorientação

António Guilherme Rocha Campos

Resumo
Esta investigação tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da consciência corporal direcionada à prática instrumental de estudantes de violino e viola de arco por meio de um aplicativo móvel fundamentado nos princípios da educação somática. Por meio do registro e análise das abordagens pedagógicas de professores de violino/viola de arco com formação em métodos somáticos e de professores de violino/viola de arco com formação na Pedagogia Paul Rolland, busca-se identificar padrões orientadores utilizados pelos docentes para a compreensão do movimento corporal, do controle da respiração durante a prática instrumental, e sua influência na performance resultante. Uma abordagem pedagógica resultante das análises será criada e implementada, juntamente, com o aplicativo criado. Posteriormente, serão apontadas e analisadas as contribuições do uso deste aplicativo durante a prática deliberada dos participantes.