• KovaM
Doutorando
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

RODRIGO AFFONSO, nascido no Rio de Janeiro (Brasil) e baseado em Frankfurt am Main (Alemanha) desde 2008, é Mestre em Regência Coral pela Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main e em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Atualmente cursa o Doutorado em Música na Universidade de Aveiro e o Bacharelado em Filosofia e História da Arte na Goethe-Universität Frankfurt am Main.
Em 2018 foi o principal jurado do Concurso Internacional de Coros de Miltenberg (Alemanha) e em 2013 integrou o júri do Concurso Internacional de Coros de Daejeon (Coréia do Sul).
Em 2019 recebeu o prêmio de melhor regente na competição de coros de Bernbach (Alemanha).
Com seu coro feminino ElektraVokal obteve o 1. Prêmio na categoria música contemporânea da Competição de Coros de Büdingen (Alemanha), assim como o 1. Prêmio nas categorias coro feminino e música contemporânea na Competição de Coros de Bernbach. No Festival Internacional de Coros de Aveiro 2019 (Portugal) o grupo obteve o 3.Prêmio do Grand Prix.
Dirige coros e orquestras, profissionais e amadores, regularmente e ocupa desde 2017 o cargo de Principal Regente da Associação Distrital de Coros (Kreischorleiter) em Dieburg (Alemanha). Como maestro convidado, trabalhou à frente de grupos dentre os quais destacam-se o sul-coreano Daejeon Philharmonic Choir, o coro francês Arsys Bourgogne e o renomado coro alemão Gänchinger Kantorei.
Desde 2006 oferece cursos e workshops de direção na França, Coréia do Sul, Alemanha, Brasil, Espanha e Portugal.
Trabalhou também como professor de harmonia e análise musical na Universidade Federal do Rio de Janeiro e como professor de Canto Coral e Percepção Musical na Faculdade Batista de Música do Rio de Janeiro.

Projeto de Doutoramento

Título
Estratégia de 'ENSAIO POLIFÔNICO': Estudo de Caso com o grupo feminino ElektraVokal sobre a obra coral de Johannes Brahms

Orientação
Vasco Negreiros

O projeto de doutoramento aqui apresentado pertence ao estudo do ensaio coral.
A principal questão que anima a investigação é como ensaiar de maneira a gerar interpretações que articulem e integrem múltiplas camadas de eventos musicais que são comumente tomadas como excludentes.
A partir de minha prática como diretor musical, serão observadas, experimentadas e propostas estratégias de ensaio para a interpretação de aspectos presentes na obra para coro feminino de Johannes Brahms tais como: ambiguidades rítmico-harmônicas, relação texto-música e a apropriação da música antiga. O grupo que atuará como laboratório para as investigações do projeto será o coro alemão, baseado em Frankfurt am Main, ElektraVokal.