Doutorando
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Nascido em Misiones, Argentina, Germán E. Alcántara é atualmente membro do Programa Jette Parker Young Artist da Royal Opera House em Londres, onde se estreou na temporada 2018/19 como: Dancaïro (Carmen), Baron Douphol (La traviata), Wagner (Faust), Dumas (Andrea Chénier) e Moralès (Carmen). Durante 2019/20, aparece novamente como Wagner (Faust) em "ROH-Japan tour", além de: Baron Douphol (La traviata), Steersman (Tristan und Isolde) e Prince Yamadori (Madama Butterfly).

Alcántara inicia os seus estudos na Escola Superior de Música de Misiones, recebendo o diploma de Professor de Artes: Música. Mais tarde, estudou na Universidade de Cuyo (Mendoza), Maîtrise de Notre-Dame de Paris (com Rosa Dominguez) e na Escuela Superior Reina Sofia, onde obteve o Mestrado em Música sob a tutela de Ryland Davies. Atualmente, é aluno do Programa Doutoral em Música com o projeto “Canto: desafios do auto-acompanhamento”, na Universidade de Aveiro - Portugal. Continua a sua formação vocal sob a tutela de Gary Coward e Rosa Dominguez.

Entre os seus prémios e menções destacam-se: Laureat in Queen Elizabeth Competition 2018, Primer Premio “Bach Joven” no Paraguai, Segundo Prémio em “Concurso para Jovenes estudantes de canto lírico de la Scala de San Telmo” em Buenos Aires, Premier Prix em Concours Lyrique International ad Alta Voce in Paris, e Priz Artifex Proart em Concurso de Zarzuela de Valleseco.

O seu repertório operístico inclui Uberto (La serva padrona), Aeneas (Dido e Aeneas), Juan Pedro (Rosa de Azafrán), Blas Infante (Elegia Granadina) e Alférez Real (Corpus Christi Festival) na Argentina; Milord (L’italiana in Londra) com Le Parlement de Musique, Marcello (La bohème) e Don Giovanni com Escales Lyriques, Hermann e Schlemil (Les Contes d'Hoffmann) para a Ópera de Metz e o Teatro Trier. O repertório de concertos inclui, entre outros, Requiem e Grande Missa em C menor (Mozart), Missa em G (Schubert), Messias (Handel) e Membra Jesu Nostri (Buxtehude) na Argentina. Petite Messe Solennelle (Rossini) para a Philharmonie de Paris, Ich habe Genug (Bach) com o Camerata EMRS e Hansjörg Schellenberger, e Grande Missa em Do menor (Mozart) para o Rheingau Music Festival. Participou como solista do CD Misa Palatina com o Coro y Orquestra de Câmara da Universidade Nacional de Misiones.

Ciência VitaeORCID

Projeto de Doutoramento

Cantocando: desafios do autoacompanhamento

Co-orientação

Resumo
Cantocando é um projeto de pesquisa artística que busca gerar propostas performativas não convencionais, explorando a prática do auto-acompanhamento aplicado ao repertório de canto e piano do século XIX. Problematizando as relações diádicas que permeiam os nossos pontos de vista sobre a prática musical (piano-canto, acompanhamento-solo, entre outros), exploramos a partir da dupla prática de tocar e cantar ou "cantocar", as vicissitudes e características do repertório e as possibilidades que brinda a sua realização performativa.
Pretende-se não resultar em uma proposta arbitrária de interpretação, ou na reconstrução de uma prática historicamente informada, mas sim no uso do cantocar para desenvolver novos recursos e modos interpretativos, além de gerar, para o artista e o público, novas experiências que evocam novos cenários, geram novos espaços, programas e, por que não, novos materiais musicais.