Nota Biográfica
Isabel Alcobia | Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro, onde se doutorou em 2014, estudou ainda na Escola Superior de Canto de Madrid, onde se licenciou em 1994, e na Universidade de Cincinnati, onde concluiu o Mestrado em Canto em 1996. Tem desenvolvido intensa actividade artística em Portugal, apresentando-se nos mais importantes festivais de música e com as principais orquestras portuguesas. A sua atividade como cantora estende-se ainda a Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, EUA e no Oriente, onde se tem apresentado tanto em recitais a solo, em conjunto com importantes pianistas portugueses, como em concertos com orquestra ou em produções de ópera, e de onde se destacam, entre outros, os dois concertos a convite do tenor José Carreras, tendo sido mais uma vez convidada por este reconhecido cantor para participar no seu concerto de despedida em Portugal, em setembro de 2019. A sua atividade solística inclui a estreia absoluta de inúmeras obras e ainda diversas aparições radiofónicas e televisivas, assim como diversa discografia. São de realçar neste campo o Auto de Coimbra de Manuel Faria (Câmara Municipal de Coimbra, 2004. Estreia Absoluta), Música para D. João VI e D. Carlota (Numérica NM 1165, 2008) e Do fado à canção erudita: Obras para voz e piano de Frederico de Freitas (Numérica NM 1246, 2012).
Enquanto pedagoga na área do Canto realiza anualmente diversos Cursos e Masterclasses por todo o país, assim como em universidades europeias e chinesas onde é regularmente convidada. Tem participado ainda como membro do júri em diversos concursos de Canto.
Obteve diversos prémios em concursos de canto, sendo de salientar o 1.º prémio no concurso de canto em "Cleveland International Einsteddfod" (Inglaterra), e ainda no concurso "Three Arts scholarship", em Cincinnati (U.S.A).