• Dança 5
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Assistente Convidada na Universidade de Aveiro, onde se encontra a terminar o doutoramento em Canto, licenciou-se Escola Superior de Canto de Madrid e concluiu o Mestrado em Canto na Universidade de Cincinnati em 1996. Tem desenvolvido intensa actividade artística em Portugal, onde se apresentou nos mais importantes festivais de música e com as principais orquestras portuguesas. A sua atividade como cantora estende-se a Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, EUA e no Oriente, onde se tem apresentado tanto em recitais a solo, em conjunto com destacados pianistas portugueses, como em concertos com orquestra ou em produções de ópera, e de onde se destacam, entre outros, os dois concertos a convite do tenor José Carreras. A sua atividade solística inclui a estreia absoluta de inúmeras obras e ainda diversas aparições radiofónicas e televisivas, assim como diversa discografia. São de destacar neste campo o Auto de Coimbra de Manuel Faria (Câmara Municipal de Coimbra, 2004. Estreia Absoluta), Música para D. João VI e D. Carlota (Numérica NM 1165, 2008) e Do fado à canção erudita: Obras para voz e piano de Frederico de Freitas (Numérica NM 1246, 2012). Enquanto pedagoga na área do Canto realiza anualmente diversos Cursos e Masterclasses por todo o país, sendo ainda membro de júris de concursos de Canto. Obteve diversos prémios em concursos de canto, sendo de salientar o 1.º prémio no concurso de canto em "Cleveland International Einsteddfod" (Inglaterra), e ainda no concurso "Three Arts scholarship", em Cincinnati (U.S.A).

Doutoramento

Título
Obras para voz e piano de Frederico de Freitas: a vocalidade entre fado e canção

Durante a sua vida Frederico de Freitas abordou praticamente todos os géneros musicais, demonstrando uma imensa e notória versatilidade tanto na música erudita como na não erudita. O repertório para canto e piano representa uma parte substancial da sua obra vocal e, apesar de menos divulgado, não pode deixar de se considerar de grande importância. É precisamente neste género que mais se evidencia a versatilidade do seu estilo composicional. Este repertório abrange, assim, os géneros erudito e ligeiro, ou popular, pelo que as suas canções refletem a facilidade com que se movia de um meio para outro. Enquanto investigador, os estudos que realizou sobre música medieval portuguesa, o número elevadíssimo de recolhas de melodias tradicionais portuguesas que fez ao longo da vida e as investigações que realizou sobre o fado deram origem, paralelamente à composição de canções eruditas, a harmonizações de melodias medievais, a arranjos de temas na música tradicional e à composição de fados. Do ponto de vista interpretativo, a diversidade de estilos presente nas canções de Frederico de Freitas exige do cantor lírico uma versatilidade e capacidade de se adaptar, ainda que mantendo a matiz da sua formação erudita, ao estilo próprio de cada canção. Com vista a uma interpretação estilística e vocalmente adequada, e por representarem um universo tão diferenciado, esta tese de doutoramento centra a sua atenção na problemática da vocalidade das suas canções.