• Dança 1
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Sílvia Mendonça nasceu em 1977. Enquanto compositora, distinguiu-se com duas menções honrosas: no 2º Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes Graça (2011) com a obra “Rewind for Harpsichord” promovido pelo Museu da Música Portuguesa, e no 1º Concurso de Composição D. Dinis (2011) com a obra “Manta de Poemas” para coro, poesia de Antero de Alda, promovido pelo coro da Universidade de Lisboa; participou no Workshop ENOA de composição para voz e orquestra coordenado pelo Festival d’Aix en Provence e pela Fundação Calouste Gulbenkian, orientado pelo compositor Luca Francesconi, com a obra I am the escaped one, poesia de Fernando Pessoa em 2012. Mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, (ESMAE) 2011/13. Desde 2014 é doutoranda na Universidade de Aveiro, e desde 2016 bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Projeto de investigação: 7 Cartas para Sofia, Um modelo de multiplicação do eu enquanto processo de criação

Neste trabalho pretende-se investigar a natureza do uníssono enquanto fenómeno sonoro aplicado à prática da composição musical. A pesquisa tem início num espaço conceptual partilhado em relação dialógica com Sofia Gomes, artista plástica e afinadora de pianos, com interesse comum no estudo do fenómeno enquanto metáfora do encontro.
Se por um lado, musicalmente, o uníssono representa o encontro e a união entre as vozes, onde a identidade é substituída pelo todo (re)unido numa igualdade, por outro, também pode representar a identidade que se define a partir de uma perspetiva temporal, e por isso, feita de diferenças.
A composição musical serve à exploração dessa mesma possibilidade expressiva, com base na multiplicidade inerente à unidade do uníssono.

Palavras chave: criação, composição, uníssono, unidade.