Doutor Integrado | Professor Auxiliar
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Professor auxiliar na Universidade de Aveiro. Membro do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, sediado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Diretor artístico dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro desde 2007. Doutorado em Música pela Universidade de Aveiro (2006), lecionou no Sweelinck Conservatorium de Amesterdão entre 1989 e 1996. Foi professor convidado pela Musikhochschüle de Zurique em 2002 e pela Universität für darstellende Kunst de Viena como autor de três conferências em 2011e 2012. Tem levado a cabo investigação sobre as relações entre ritmo musical e texto poético, que culminaram com a sua tese de doutoramento sobre o op. 15 de Arnold Schoenberg. Tem oito orientações de Mestrado em Música (performance e ensino) concluídas e duas orientações de Doutoramento em Música (performance) a aguardar provas de defesa. Entre 2007 e 2010, exerceu o cargo de Coordenador Pedagógico Departamental no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Como compositor tem desenvolvido uma extensa atividade, tanto em Portugal como no estrangeiro. Destacam-se as encomendas que recebeu do Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa), da Radiodifusão Portuguesa, da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação Casa de Mateus, da Casa da Música (Porto), do Klangforum Wien, do Kammer EnsembleN (Estocolmo), do Festival Internacional de Música de Macau, do Ensemble Musicatreize (Marselha), do Nederlands Kamerkoor (Amesterdão), do coro de câmara Les Éléments (Toulouse), etc. Muitas das suas obras estão editadas em cd e foram publicadas pelas editoras Fermata (Porto), Musicoteca (Lisboa), Donemus (Amesterdão) e pelo Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa. Recebeu duas distinções: Prémio de criação da Associação Holandesa de Compositores (1993) e uma "Victoire de la Musique" (Radio France, 2007) pelo cd "Les Sorcières" com o Ensemble Musicatreize.