• Disco2
Menu

 

Formação académica
Ano: 2006
Grau: DOUTORAMENTO
Classificação: Approved
Instituição que conferiu o grau: Universidade de Aveiro
Faculdade: Other
Título da tese: Rythmic Patterns and Semantic Meaning in Das Buch der hängenden Gärten by Stefan George and Arnold Schönberg
Orientador: Isabel Maria Machado Abranches de Soveral
Co-orientador: 0
Domínio científico: Música
Designação do curso: Música
Ano: 1983
Grau: LICENCIATURA
Classificação: 15
Instituição que conferiu o grau: Universidade Nova de Lisboa
Faculdade: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Título da tese: 0
Orientador: 0
Co-orientador: 0
Domínio científico: História
Anos curriculares: 4
Designação do curso: History


Actividades anteriores e situação actual
Domínio de especialização

O universo do ritmo como instrumento descodificador das relações entre a música e a palavra, em primeira instância, e da lógica interna do gesto musical, em segunda. Identificação de ritmos prosódicos e de resíduos das figuras de retórica musical nas estruturas rítmicas da música ocidental.
The world of rythm seen as a tool for understanding the intimate relationship between music and words. Identification of prosodic rythms as a product of the old music rethoric figures.

 

Actuais interesses de investigação
A investigação sobre as relações entre tipos rítmicos e significados semânticos, o tema nuclear da tese de doutoramento, é a primeira parte de um projecto de estudo dos arquétipos musicais do ocidente mais determinantes para a compreensão da música, tanto vocal como instrumental, como linguagem: funções descritivas da harmonia, da forma e do timbre.
The research upon the relationship between rythm and semantics - the central theme of the PhD thesis - is a part of a ongoing study on the musical archetypes of Western Music.

 

Outras competências/actividades
Composição musical nos domínios vocal e instrumental, com maior incidência sobre o primeiro. Autor de ciclos de canções para todas as tessituras, de duas óperas de câmara (Cânticos para a Remissão da Fome e Melodias Estranhas), de uma cantata cénica (As Feiticeiras), de obras para orquestras de câmara e sinfónica e instrumentos a solo.
Musical composition for voice and instruments, nevertheless enhancing the human voice. António Chagas Rosa is the author of two chamber operas, several song cycles, orks for orchestra and chamber music.

Orientações de Mestrado concluídas:
Anne Kaasa – "Uma aproximação à estética da obra para piano de Clotilde Rosa" (2008).
Olga Maria de Castro Martins Amaro – "O Rapaz de Bronze. Projeto Educativo" (2011).
Luís Alberto Teixeira Bittencourt – "O uso da água como fonte sonora percussiva: análise da obra Water Music de Tan Dun" (2012).
Sofia Leandro Ferreira – "Iniciação ao violino partilhada por pais e filhos" (2012).
Melissa Fontoura - "A Pertença - tocar e cantar ao piano canções tradicionais de Trás-os-Montes" (2013).
Dorottya Vig - "Estudo sobre a transposição e a sua necessidade na vida de um trompista" (2013).
Bruno Rodrigues - "Os multifónicos como desenvolvimento do espetro sonoro do saxofone" (2014).
Sérgio Afonso Pereira - "Comunicação em música de câmara".
Orientações de doutoramento em curso: Luís Carvalho ("A décima sinfona de Mahler - obra aberta?") e Isabel Alcobia ("Frederico de Freitas: do fado à canção erudita. Obras para voz e piano".

Anne Kaasa (An analytical overview of the piano works by Clotilde Rosa).
Olga Amaro ("O rapaz de bronze", an educational project upon a chamber opera with texts by Sophia de Mello Breyner.
Luís Bittencourt ("The Use of Water as a percussion Element in Tan Dun' Music Water").
Sofia Leandro (an educational project that unites children and thei parents in the learning of the violin).
Melissa Fontoura (another educational project that introduces young painists to the traditional folk music of Trás-os-Montes, Portugal).
Dorottya Vig (an educational project that presents an easier way of understanding the transposition to young Horn players).
Bruno Rodrigues (Multiphonics and their contribution for the sound in saxophon playing).
Sérgio Afonso Pereira (Communication within chamber music ensembles).

Ongoing PhD thesis: Luís Carvalho ("The X th Symphony by Mahler as an open work"), Isabel Alcobia ("Frederico de Freitas, form fado to art song: works for voice and piano").

 

Participação em projectos de investigação (coordenador/membro de equipas)
"Crossover Project" (2007/2008)
Projecto de composição envolvendo compositores da Universidade de Aveiro, onde se procurou um cruzamento de linguagens própria, eruditas, com linguagens e códigos composicionais do universo da música pop e música para cinema.

Direção artística dos Festivais de Outono da Universidade de Aveiro desde 2007.

"Crossover Project" (2007/2008)
A composition project that gathered a group of composeres from the University of Aveiro, which goal was the cration of works that manifested an integration of pop music and film music languages and codes within the erudit comtemporray practise.

From 2007 on: Artistic Director of the international festival "Festivais de Outono", sponsored by the Universidade de Aveiro.
Prémio ou distinção
Entidade promotora
2007
Victoire de la Musique (Musicatreize/ cd Les Sorcières)
Radio France
1993

 

Prémio de criação / Creation prize
Associação Holandesa de Compositores / Association of the Dutch Composers

 

Publications
Outras publicações
Scores:
"Songs of the Beginning", Donemus, Amsterdam, 1996
"Sept Épigrammes de Platon", Musicoteca, Lisboa, 1999
"Moh", Fermata, Porto, 1999
"3 Consolations", Fermata, Porto, 2000
"Melodias Estranhas", Fermata, Porto, 2001
"Quatrains du Secret Estude", Fermata, Porto, 2004
"Four Cartoons", IA, Lisboa, 2006
"Vaidade", Fermata Editora Porto, 2007
"..aquilo que voa", Fermata Porto 2010
"Deep Water Music", para quatro percussionistas. Edição online do
Centro de Investigação e Informação da Música Portuguesa. 2012.
"Música de cena para Santo Antão", Edição online do Centro de Investigação e
Informação da Música Portuguesa. 2012.
Non Altro", rónica. Edição online do Centro de
Investigação e Informação da Música Portuguesa. 2012
"The Ascension of Icarus",Edição online do Centro de Investigação e Informação da Música
Portuguesa. 2012.

CD´s:
Sonata para Piano, Numérica, 1999
Altro, Numérica, 2001
Four Cartoons, Deux-Elles, 2003
Angkor, Numérica, 2005
Les Sorcières/As Feiticeiras, Actes-Sud, 2006
Vaidade, Fermata Editora, Porto 2007
Cassandra's Songs, Numérica, 2008
Pas-de-Deux, Portugaler, 2010
...aquilo que voa, Casa da Música, 2010

 

Comunicações orais por convite
1997- Music and Alchemy in Mozart's Die Zauberflöte, University of Aveiro
1997- Expression and aesthetics in Alban Berg's "Die Sieben Frühe Lieder", University of Aveiro
2001- The Counterpoint, Associação Empresarial Portuense
2001- An introduction to the chamber opera "Strange Melodies" by António Chagas Rosa, Teatro Rivoli,
Porto
2001- An overall presentation of António Chagas Rosa's chamber music, Muziekhochschule, Zurich
2001- Hope vs.deception in the music of the XXth century, Premio Valentino Bucchi, Rome
2002- Tonatlity and its reminiscence in contemporary chamber music, Premio Valentino Bucchi, Rome
2011- "Das Buch der hängenden Gärten" op. 15 by Arnold Schönberg: Rythm and Code". Universität Wien
2011- "Schubert and Schönberg: Lied and mirror", Universität Wien
2011- "Músic and Architecture", Casa da Música, Porto
2011 "A tribute to Filipe Pires". Casa dos Açores, Porto