Nota Biográfica
Pedro Roxo é doutorado em Ciências Musicais (variante de Etnomusicologia) e licenciado em História (variante de História da Arte) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nesta instituição é investigador integrado do Instituto de Etnomusicologia (INET-MD) e tem sido assistente convidado leccionando disciplinas de licenciatura e de mestrado relacionadas com a Etnomusicologia, o Jazz, os Estudos de Música Popular, e as Prácticas Musicais de Tradição Oral. A sua dissertação centrou-se na cultura expressiva na diáspora indiana hindu-gujarati em Moçambique, Portugal e Inglaterra, articulando assuntos relacionados com identidade, emoção e incorporação (embodiment) nos períodos colonial e pós-colonial. Tem também desenvolvido investigação no âmbito do jazz, enquadrado na prática e recepção de música popular em Portugal no período colonial, assunto sobre o qual publicou vários artigos em Portugal e no estrangeiro. Foi um dos principais responsáveis pelo projecto de investigação Jazz em Portugal: Os Legados de Luís Villas-Boas e do Hot Clube de Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Foi também membro da equipa de coordenação da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (para a qual contribui com 54 entradas), é co-editor de duas publicações colectivas (Musics and Knowledge in Transit e Current Issues in Music Research: Copyright, Power and Transnational Music Processes) e tem artigos em várias publicações nacionais e estrangeiras com revisão de pares. O seu trabalho resulta de pesquisa de arquivo e trabalho de terreno desenvolvido em Portugal, Inglaterra e na Índia. Enquanto músico, estudou contrabaixo de cordas no Conservatório Nacional de Lisboa e na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, tendo participado em discos no âmbito de vários estilos musicais.