• Dança7
Doutorando

Giuliano Ribas atualmente é estudante do curso de doutoramento em música da Universidade de Aveiro. Bacharel em música e mestre em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) é também timpanista licenciado da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo e criador do curso de bacharelado em percussão da Faculdade de Música do Espírito Santo (Brasil). Desenvolve pesquisa a respeito de obras escritas para marimba que possuem elementos sonoros inovadores.

Tese de Doutoramento
Ampliação dos recursos expressivos da marimba através da utilização de elementos de exploração  sonora

Orientador

Co-orientador
Miquel Bernat

Resumo
O presente projeto propõe a ampliação dos recursos expressivos da marimba a partir da utilização de elementos de exploração sonora. Através da análise e performance de obras selecionadas, escritas para marimba solo, pretendo ressaltar a variedade de materiais sonoros inovadores disponíveis atualmente na execução deste instrumento e a importância de uma abordagem crítica e aprofundada da utilização destes elementos por parte dos intérpretes. Ao final do trabalho será criado um catálogo detalhado dos recursos levantados e uma série de estudos técnicos de apoio à performance do repertório investigado.