• KovaM
Doutor Integrado
Rua Dr. Roberto Frias n.º 602
4200-465 Porto

Rui Marques é investigador integrado do Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md). Licenciado e mestre em educação musical (Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação de Coimbra), concluiu também o mestrado em ensino da música (especialização em Teoria e Formação Aural) no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA-UA). Em 2019, concluiu o doutoramento em Música, especialização em etnomusicologia (DeCA-UA). Leccionou em escolas especializadas de música (Conservatório Regional de Coimbra e Conservatório de Música de Coimbra) e em várias instituições de ensino superior (Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação de Coimbra; Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação e Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e Universidade Lusófona). Como investigador, fez parte das equipas dos projectos de investigação "Música no Meio" e "A nossa música, o nosso mundo: Associações musicais, bandas de sopro e comunidades locais (1880-2018)", desenvolvidos no INET-md da Universidade de Aveiro e financiados pela FCT. De 2019 a 2022, trabalhou como Investigador Doutorado no âmbito do projeto "EcoMusic - Práticas sustentáveis: um estudo do pós-folclorismo em Portugal no século XXI", também na Universidade de Aveiro. Os seus principais interesses de investigação incluem práticas musicais locais, associações musicais, revivalismo musical, música e educação, instrumentos musicais (com ênfase nos instrumentos de corda tradicionais) e música como património cultural imaterial.

Ciência Vitae | ORCID