• Palco
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Historiadora colombiana, com mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Autora do livro "Las historias de la música en Hispanoamérica" (2010), que conquistou menção honrosa no X Prémio de Musicologia Casa de las Américas e é consultado habitualmente em cursos de pós-graduação em Música, no âmbito hispânico. O seu segundo livro, "Da música folclórica à música mecânica: Mário de Andrade e o conceito música popular" (2015), recebeu o Prémio História Social (USP). A sua investigação inovadora de doutorado sobre música caipira e fonografia foi prestigiada com o 1º lugar no Concurso Silvio Romero de 2019 (IPHAN). Foi professora na Faculdade de Artes - ASAB da Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), entre 2005 e 2007. Nos últimos anos, tem contribuído para a academia brasileira e hispano-americana como palestrante, membro de provas de mestrado e doutorado, parecerista em revistas especializadas, editora, autora de artigos e participante e organizadora de eventos académicos. Atualmente, é investigadora no INET-md, da Universidade de Aveiro (Portugal), no projeto "Liber|Sound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora. Música gravada, experiências transcontinentais, comunidades conectadas".