Nota Biográfica
Ana Isabel Ferreira nasceu no Porto em 1983. Concluiu o oitavo grau do curso de Flauta Transversal no Conservatório de Música do Porto e licenciou-se em Psicologia em 2007 pelo Instituto Superior da Maia - ISMAI. Neste mesmo ano, ingressou na licenciatura em Educação Musical na Escola Superior de Educação do Porto - Politécnico do Porto, prosseguindo os seus estudos no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico nesta mesma instituição, concluindo em 2013. Em 2015 ingressou no Doutoramento em Ciências Musicais – Ensino e Psicologia da Música na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, ciclo que terminou em 2023. Encetou a sua atividade profissional em 2006 enquanto Docente de Ensino de Música nas Atividades de Enriquecimento Curricular na Câmara Municipal da Maia, passando em 2007 e até ao momento, a exercer as mesmas funções na Câmara Municipal de Matosinhos. No ano de 2013, esteve integrada como bolseira de iniciação à investigação em projetos específicos no Centro de Investigação em Psicologia e Educação Musical, Pólo no Politécnico do Porto do INET-md. Finda a bolsa de investigação em Junho de 2013, permaneceu vinculada ao CIPEM-INET-md, enquanto investigadora colaboradora, através do projeto “Escutem a música! O Orelhudo – uma aplicação digital para a apreciação musical nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Este vínculo mantém-se até à presente data. Em 2014 inicia funções no Instituto Orff do Porto, desempenhando funções de docência na classe infantil e na classe de flauta transversal. Neste mesmo ano, e no âmbito do projeto Porto de Crianças, uma parceria com a Câmara Municipal do Porto, dinamizou e continua a dinamizar o projeto Oficina do Som. Estes pequenos passos desenvolveram competências científicas, pedagógico-didáticas, artísticas e metodológicas no âmbito das ciências musicais em contextos formais, partindo dos domínios que caracterizam a expressão da musicalidade humana. Como educadora musical procura promover oportunidades para explorar e fazer música sob diversas perspetivas. Mergulhada na prática e numa atitude de constante problematização, procura sistematizar formas de ação e adaptar à educação musical pressupostos teóricos das ciências sociais e humanas nomeadamente da psicologia.