Doutoranda
Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Tel: (+351) 234 370 389 (ext. 23700)

Katarine Araújo é investigadora, professora, pianista e maestrina. É doutoranda do Programa Doutoral em Música da Universidade de Aveiro – ramo Direção, seu projeto tem como foco a formação académica em direção no ensino superior do Brasil e de Portugal. Possui Mestrado em Performance / Direção Orquestral pela Universidade Federal de Goiás (Brasil). Foi vencedora do II Concurso de Jovens Maestros do Theatro Municipal de São Paulo, em que, durante o ano de 2016 foi maestra assistente na Orquestra Experimental de Repertório. Em 2018, atuou, também, como assistente no Coro da graduação da Universidade de São Paulo (USP) e na Orquestra Académica Mozarteum Brasileiro. Como convidada, esteve à frente da Orquestra Sinfónica de Santo André, Orquestra Sinfónica da Paraíba e a Orquestra do Theatro São Pedro, ambas em São Paulo. Foi professora substituta na Universidade Federal de Goiás, de 2018 a 2020, nas áreas de direção, piano complementar e estágio em música. De 2017 a outubro de 2021 esteve como diretora titular do Coro Sinfônico de Goiânia. Com o Coro Sinfónico, dedicou-se à divulgação e estreia de obras brasileiras, bem como o repertório a cappella do século XX. Em junho de 2020, criou o Projeto Tópicos de Regência, que divulga por meio das redes sociais conteúdos sobre o estudo de direção coral e instrumental.

Projeto de Doutoramento

Título
"A formação académica do/a maestro/a no ensino superior: As lacunas entre os currículos e a atuação no Brasil e em Portugal"

Coorientação
Tais Lobosque Aquino

Resumo
A pesquisa tem como foco a formação académica do(a) profissional em direção no Brasil e Portugal. Em minha atuação enquanto professora de direção na Universidade Federal de Goiás (2018-2020) e, atualmente, de forma remota nos dois países, pude perceber que existem lacunas na formação académica. Essa perceção surgiu a partir de relatos dos alunos que saíam das universidades e ainda não se sentiam preparados para a atuação. Acredito que os currículos destes cursos estejam distantes de suas realidades locais, visto que, durante muito tempo, eram inspirados nos modelos norte-americanos. Foi nos Estados Unidos, no final do Século XIX, que muitos educadores começaram a investigar problemas e questões curriculares o que originou um novo campo de estudo: o do currículo (Moreira & Siva, 2002). Desta forma, objetiva-se com essa pesquisa identificar quais são as lacunas nos currículos atuais destes dois países; desenvolver formas de superá-las; propor currículos novos e atualizados e criar uma plataforma que possa colaborar com a complementação dessas competências técnicas e organizacionais para a formação e reciclagem dos(as) novos(as) maestros/as.

Palavras-chave:
Maestro; Direção de orquestra; Direção de coro; Direção de banda; Ensino superior; Currículos em música.