Investigadora Integrada | Doutorada
Escola Superior de Educação | Politécnico do Porto
Rua Dr. Roberto Frias, n.º 602
4200-465 Porto

Poliksena Hardalova, nascida na Bulgária, concluiu a sua formação inicial, equivalente ao grau de Mestre, na Academia Nacional de Teatro e Cinema (NATFIZ) da Universidade de Sofia, como atriz e marionetista, em 1991. No ano letivo seguinte, 1992/93, foi convidada a lecionar na NATFIZ, como assistente convidada, funções em que se manteve até ao ano letivo de 2005/2006. Nesse período, de 1999 a 2003, foi estudante de doutoramento, a tempo inteiro, na NATFIZ, tendo concluído o seu doutoramento, em ciências do teatro e artes teatrais, em 2008. A partir do ano letivo de 2007/2008 até 2010/2011, foi professora adjunta na NATFIZ. Em 2011 ganhou uma candidatura ao Programa Europeu Grundtvig Assistantship, que resultou na atribuição de uma bolsa, tendo-se mudado para Portugal, onde fixou residência. Desde o ano letivo de 2013/2014, exerce funções como professora de Drama, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (IPP), sendo desde 2022, professora Adjunta da UTC de Música e Drama. Tem colaborado também com a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, do IPP, lecionando cursos de pós-graduação e mestrados. Trabalha ainda no projeto Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos como consultora de projetos, sendo Vice-Presidente da AE2O, a instituição que gere a escola. Desde que se mudou para Portugal, manteve sempre a ligação com a NATFIZ, na Bulgária, onde lecionou, como Professora convidada, de 2012/13 a 2016/17 a disciplina de Teatro Forum num Curso de Mestrado em “Public Speaking”, disciplina que foi criada por proposta sua e cujo programa escreveu.

Foi co-fundadora do grupo de teatro social TSVETE THEATRE, em 1994, o primeiro teatro social da Bulgária, tendo, desde essa data, iniciado e participado em mais de 100 projetos nos Balcãs, na Europa e nos EUA, particularmente focados na atenuação e superação das consequências dos grandes conflitos e tensões civilizacionais contemporâneos. Acumulou assim uma vasta experiência de trabalho artístico e teatral em diferentes problemáticas sociais, sejam crianças e jovens desfavorecidos privados de cuidados parentais, sejam grupos minoritários, mulheres jovens, vítimas de tráfico, refugiados e famílias que sofreram traumas da guerra nos Balcãs em 1999/2001 ou dos ataques terroristas nos EUA em 11/09/2001. Seus interesses e pesquisas práticas e teóricas concentram-se na exploração e compreensão do potencial do teatro, e das artes em geral, como instrumento de educação e de intervenção em temas como a inclusão social, tolerância, violência doméstica, tráfico de seres humanos, prevenção de adições, cidadania ativa e participação cívica dos jovens. Tem vindo a organizar e a participar em múltiplas iniciativas de formação de artes aplicadas, designadamente, teatro e fantoches, Fórum Teatro, Teatro Imagem e Teatro dos Sentidos, dirigidas a públicos variados: crianças e jovens em risco, jovens com comportamentos desviantes, vítimas de violência, mas também, artistas, educadores, trabalhadores sociais, estudantes e profissionais. É investigadora integrada do CIPEM/INET (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical), colaborando também com o CIIE (Centro de Investigação e Intervenção Educativas) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e com o CIEG (Centro Interdisciplinar de Estudos do Género) do ISCSP-Universidade de Lisboa.