• KovaM
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Tel: (+ 351) 21 414 91 77

Margarida Moura, Doutorada em Motricidade Humana – Dança (Dança Tradicional Portuguesa) e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Professora auxiliar com nomeação definitiva na Faculdade de Motricidade Humana, departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Lisboa (UL). Coordenadora do curso de licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) (2008- 2019) e Cocoordenadora do curso em Módulo de Formação, Dança na Escola: Danças com Tradição – portuguesas e internacionais (2009-2019), formação acreditada com 1 crédito, pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua), organizado pelo Centro em Artes Performativas da FMH, Cruz Quebrada. http://formesp.fmh.ulisboa.pt/danca-na-escola/ Investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudo de Música e Dança – INET-MD (2003-2019) http://www.inetmd.pt/index.php/en/ e formadora acreditada (1998-2019) pelo Conselho Científico - Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) nas áreas e domínios: Expressões (Físico Motora / Música / Dramática / Plástica / Dança) e Didáticas Específicas (DANÇA). Registo CCPFC/RFO-08425/99. Orientadora científica de estudos de Doutoramento e Mestrado em Dança. É regente e docente das disciplinas: Técnicas de Dança Social (danças tradicionais portuguesas e danças sociais); Dança e Animação Sociocultural, Práticas de Expressão e Comunicação e Metodologia do Ensino da Dança; na FMH-UL. Autora de um modelo de escrita etnocoreográfica e de classificação da Dança Tradicional Portuguesa (2000). Preletora em congressos nacionais e internacionais nos domínios da dança e educação, dança e animação, dança na comunidade e dança e património. Publicações recentes incluem artigos sobre danças tradicionais portuguesas no âmbito da Etnocoreologia e da Educação (2015 , 2016, 2017 e 2018 ), bem como entradas sobre danças tradicionais portuguesas na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (4 vols), Salwa EL - Shawan Castelo- Branco (ed.). Lisboa: Círculo de Leitores / Temas e Debates (2010). Em 2017 recebeu o prémio Best Paper no Tópico, Performing Arts com o artigo intitulado Traditional dances and choreographic composition: sharing and creating together. In S. Lira, R. Amoêda, C. Pinheiro (Eds.), Proceedings of the 4th International Conference on Intagible Heritage. Sharing Cultures 2017 (pp. 305-312). [CD-ROM]. Barcelos: Greenlines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.

CV | ORCID

Grupo de Investigação: Estudos em Dança