• Piano
Estrada da Costa
1499-002 Cruz Quebrada - Dafundo
Tel: (+351) 21 414 9179

Margarida Moura, Doutorada em Motricidade Humana – Dança (Dança Tradicional Portuguesa) e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Professora auxiliar com nomeação definitiva na Faculdade de Motricidade Humana, departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Lisboa. Coordenadora do curso de licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) (2008- 2018) e Cocoordenadora do curso em Módulo de Formação, Dança na Escola: Danças com Tradição – portuguesas e internacionais (2009 até atualidade), formação acreditada, pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua), organizado pelo Centro em Artes Performativas da FMH, Cruz Quebrada.
Investigadora do INET-md (desde 2003) e formadora acreditada (desde 1998) pelo CCPFC nas áreas e domínios: Expressões (Físico Motora / Música / Dramática / Plástica / Dança) e Didáticas Específicas (DANÇA). Registo CCPFC/RFO-08425/99. Orientadora científica de estudos de Doutoramento e Mestrado em Dança. É regente e docente nas unidades curriculares (UC): Técnicas de Dança Social (danças tradicionais portuguesas e danças sociais) (2000-2021); Dança e Animação Sociocultural (2006-2021), Práticas de Expressão e Comunicação (2002-2021); Metodologia do Ensino da Dança (2000-2021); Dança e Práticas Expressivas; Dança e Animação, Técnicas de Dança II e Metodologia e Ensino da Dança (2021-atualidade) na FMH-ULisboa.
Autora de um modelo de escrita etnocoreográfica e de classificação da Dança Tradicional Portuguesa (2000). Preletora em congressos nacionais e internacionais nos domínios da dança e educação, dança e animação, dança na comunidade e etnocoreologia. Publicações recentes incluem artigos sobre danças tradicionais portuguesas no âmbito da Etnocoreologia e da Educação / Ensino da Dança (2015 até à atualidade), bem como entradas sobre danças tradicionais portuguesas na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (4 vols.), Salwa EL - Shawan Castelo- Branco (ed.). Lisboa: Círculo de Leitores / Temas e Debates (2010). Em 2017 recebeu o prémio Best Paper no Tópico Performing Arts com o artigo intitulado "Traditional dances and choreographic composition: sharing and creating together". In S. Lira, R. Amoêda, C. Pinheiro (Eds.), Proceedings of the 4th International Conference on Intagible Heritage. Sharing Cultures 2017 (pp. 305-312). [CD-ROM]. Barcelos: Greenlines Instituto para o Desenvolvimento Sustentável.

Grupo de Investigação: Estudos em Dança