• Dança7
Doutor Integrado | Pós-Doc
Tel: (+351) 21 790 83 00 (ext. 1583)

Bolseira de pós-doutoramento e investigadora integrada no INET-MD. Actualmente trabalha no seu projecto postdoctoral "Etnicidades dançantes num mundo social transnacional". Faz parte do projecto de investigação sobre Islamofobia e relações de género na diaspora muçulmana em Espanha. Obteve o grau de doutora em antropologia social e cultural pela UNED e o Prémio Extraordinário de doutoramento em 2011. Entre 2009 e 2013 leccionou antropologia social e cultural na UNED (Madrid). Tem um Mestrado em Migrações, outro em Estudos Bereberes e outro em Experto Profissional na religião e cultura islámicas. Entre 2002 e 2007, tem levado a cabo investigação de terreno em duas locações multi-étnicas em Espanha. Tem trabalhado em diversos projectos de investigação sobre temas de etnicidade, infância, género, imigração e exclusão social. Em 2007 foi coordinadoura da equipa de investigação antropológica aplicada "Observatorio de ZNTS" no contexto do projecto europeu Equal Atenea. Desde 2012, tem feito trabalho de campo em contextos de dança em Madrid e Lisboa incluindo discotecas africanas, escolas de dança, associações de dança e festas populares. De entre as suas publicações mais recentes assinalam-se: "La importancia de los contextos de socialización musical y de danza en contextos domésticos para la construcción de pertenencias étnicas en la infancia", em Maria Fernanda Moscoso (Ed.) Etnografía de la socialización en las familias. Madrid: Traficantes de Sueños (2014); "Spanish people don´t know how to rear their children! Dominican women´s resistance to intensive mothering in Madrid" em Charlotte Faircloth, Diane Hoffman and Linda Layne (eds.): What´s New About Parenting? Comparative Studies In Kinship, Self and Politics. London: Routledge (2013); e"On the irrelevance of ethnicity for children to organize their social world", em Spyrou, Pache and Ossipaw (eds.), Childhood: Special Issue "Children's Interethnic Relations in Everyday Life: Beyond Institutional Contexts" (2012).

Projeto de Pós-Doutoramento

Etnicidades dançantes num mundo social transnacional

Livia PD

Orientação

Referência Bolsa
SFR/BDP/87653/2012

O objetivo do projecto é explorar as formas de construir etnicidade em contextos de dança social. O foco fundamental nestes anos tem sido o fenômeno da dança chamada kizomba, tendo realizado trabalho de campo em “discotecas africanas”, discotecas de kizomba, escolas de dança e festivais internacionais. Como contextos de contraste, a etnografia incluie o bailarico das festas populares de Lisboa, o chotis em Madrid, e festivais de bachata na Espanha.