Nota Biográfica
Robert Andres é diplomado pela Academia de Música de Zagreb (Croácia), tendo posteriormente recebido uma bolsa do governo soviético para estudar no Conservatório de Música de São Petersburgo com D. A. Svetozarov, um discípulo do grande pianista russo Sofronitski. Prosseguiu o seu aperfeiçoamento em Viena e nos Estados Unidos onde, numa bolsa da Fundação Fulbright, estudou com Sequeira Costa na Universidade de Kansas, da qual recebeu o doutoramento em artes musicais, assim como um mestrado em musicologia. Participou também em cursos de aperfeiçoamento e teve aulas particulares com pianistas de renome, tais como Pierre Sancan, Rudolf Kehrer, Claude Frank, Leonid Brumberg e Peter Katin. Começou a sua atividade pedagógica no Colégio Kalamazoo, nos Estados Unidos, continuando-a desde 1993 no Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, sendo atualmente professor de quadro de piano e história de música e delegado do grupo de instrumentos de tecla. Orienta também regularmente masterclasses de piano, e já integrou mais de uma dezena de júris de concursos internacionais. Robert Andres apresentou-se em recitais, concertos com orquestra e música de câmara em vários países europeus, tais como Itália, França, Alemanha, Espanha, Polónia, Eslováquia, Ucrânia, Irlanda, Eslovénia, Bélgica, Áustria, Croácia e Portugal, e também na Venezuela e nos Estados Unidos. O duo com a esposa, a pianista irlandesa Honor O’Hea, atua desde 1995. Apresentam-se a quatro mãos e a dois pianos, tendo recebido um acolhimento entusiástico pela crítica musical e pelo público em mais de quinze países. Vários compositores dedicaram-lhes as suas obras. Desde 1997 é Presidente da Direção da Associação dos Amigos do Conservatório de Música da Madeira, uma organização sem fins lucrativos que apoia financeiramente jovens e talentosos músicos da Região e que, no âmbito das suas temporadas musicais, continua a apresentar ao público madeirense músicos de craveira internacional. Foi também co-organizador da 28ª Conferência Anual da EPTA, que teve lugar na Madeira em Julho de 2006. Tem escrito para revistas musicais especializadas, enciclopédias reputadas e jornais, em vários países, tendo sido, de 1995 a 2002, colaborador musical e autor da página semanal de música no Jornal da Madeira. Em 2001 a editora americana Scarecrow Press publicou o seu livro sobre os inícios da abordagem científica da técnica pianística. Em 2008 gravou um CD com obras para piano do compositor madeirense Victor Costa.